sexta, 19 de abril de 2024
Economia
08/05/2012 | 14:29

Comércio registra recuo de 2% nas vendas no acumulado do ano

Os feriados prolongados e a recente política de juros adotada pelo Banco Central, com a sinalização constante de queda, tiveram reflexos nas vendas do comércio catarinense nos primeiros quatro meses do ano. Entre janeiro e abril, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), que indicam as intenções de compras a prazo, tiveram uma redução de 2% frente ao mesmo período de 2011. A desaceleração surpreendeu os lojistas, mas a expectativa para os próximos meses é de recuperação.

“Os feriados afetam diretamente o comércio e as reduções consecutivas da Selic também podem ter influenciado para esta queda nas consultas ao SPC/SC. Isso porque o consumidor tende a ficar mais cauteloso aguardando o melhor momento para negociar nas compras parceladas, já que a tendência é de que a taxa básica de juros continue em declínio”, pondera Sergio Medeiros, presidente da Federação das CDLs (FCDL/SC), que representa mais de 30 mil lojistas de Santa Catarina.

Quanto à inadimplência no varejo estadual, os registros no SPC/SC indicaram aumento em abril, ficando na faixa dos 4,56%, quando em março o índice foi de 3,24%. Segundo Medeiros, esta crescente é considerada dentro da normalidade: “nesse período refletem-se as pendências de pagamentos relativas às compras efetuadas no período natalino”, explica o dirigente lojista. Medeiros destaca que apesar de o acumulado do ano estar no vermelho os indicativos são de melhorias no movimento e retomada das vendas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS