sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/04/2012 | 16:22

ICMS: a Câmara de Itajaí avisou

Os Vereadores Níkolas Reis (PT) e Luiz Carlos Pissetti (DEM), vice-presidente e presidente da Câmara Municipal, respectivamente, participaram da comitiva com outras lideranças de Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, no sentido de mais uma vez tentar sensibilizar o Senado a compor uma transição com relação ao PRS 72, que tramita na Casa.

Durante a manhã, estiveram reunidos com o Senador Delcídio do Amaral (PT-MS), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, onde a matéria foi deliberada na sequência.

Ainda que o apelo não tenha sido atendido, é de se ressaltar o trabalho importante realizado pela Câmara Municipal, sendo a primeira a chamar a sociedade para uma organização, bem como a primeira a debater alternativas para minimizar o impacto. "Desde 2010 nós vínhamos alertando os setores prejudicados a uma mobilização e o governo a procurar alternativas para uma tragédia que já era anunciada", ressaltou Pissetti.

De acordo com os Vereadores, ainda, o foco agora está na busca de compensações em obras de infraestrutura, junto ao Governo Federal, e tributárias, junto ao Governo do Estado. "A sinalização da União é no sentido de viabilizar compensações e temos que botar na mesa nossas demandas mais urgentes, cobrando ao mesmo tempo do Governo do Estado uma redução a 0% de certas alíquotas, como de polímeros, aço e têxtil, ao menos por um período, para que a cidade possa se adaptar", destacou Níkolas.

Entenda o caso
Em 2010 o Senador Romero Jucá apresentou projeto de resolução do Senado Federal, visando acabar com a chamada guerra dos portos. Inerte durante um período, a matéria ganhou força com a pressão de vários estados da federação que se sentem lesados com a diferenciação tributária. Federações de Indústria e Centrais Sindicais, especialmente FIESP e Força Sindical, bem como Governadores, também engrossaram o coro pela aprovação do projeto, deixando Santa Catarina, Espírito Santo e Goiás minoritários na disputa. Aprovado no CAE deve apenas ser homologado no plenário.

No vídeo abaixo, assista o último debate na Câmara sobre este assunto, e tenha melhor clareza: http://youtu.be/EJVvY5eHZHo
Outro vídeo sobre o tema:    http://youtu.be/FGL-6WmN_D8


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS