quinta, 28 de março de 2024
Foto: Nelson Robledo/PMI
04/04/2012 | 11:37

Itajaí é a capital da Volvo Ocean Race nos próximos 19 dias

A cidade de Itajaí será oficialmente a capital da vela oceânica mundial nesta quarta-feira (4) com a abertura dos portões da Vila da Regata da Volvo Ocean Race. A partir das 14h, os catarinenses poderão acompanhar de perto todo o circo que envolve o maior evento náutico do planeta. A entrada é gratuita e o público terá uma programação variada com shows, palestras, ações de sustentabilidade e um roteiro esportivo com simuladores de vela, cinema 180º (The Dome) e 3D. Além disso, a Expo Náutica Brasil, feira de produtos e serviços voltados ao setor, também será realizada em conjunto com a parada.

São esperadas 150 mil pessoas nas dependências do Centreventos, antigo prédio da Marejada, até o final do evento, no dia 22. A Vila da Regata foi apresentada às autoridades e à imprensa nesta terça-feira (3). A solenidade reuniu os representantes do Comitê Organizador da Parada de Itajaí, presidido por Amilcar Gazaniga, além do prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. O CEO da Regata de Volta ao Mundo, Knut Frostad, aprova a organização brasileira na cidade catarinense e aponta o País como referência no segmento.

"A Parada de Itajaí não deixa nada a desejar às outras cidades-sede. A Volvo Ocean Race tem o prazer de visitar um novo local. O brasileiro é um amante dessa modalidade e sabe organizar eventos", parabeniza Knut Frostad.

O prefeito de Itajaí reconhece que a população faz o seu papel ajudando a produzir esse evento de magnitude internacional, o que colocará a cidade em um outro patamar. "A Volvo Ocean Race mostrará a nossa capacidade de organização, misturada com sustentabilidade e solidariedade", diz Jandir Bellini.

As ações de sustentabilidade já começaram com o mutirão de limpeza do Rio Itajaí e vão durar por mais seis meses. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen avisa que o Brasil é a bola da vez nos cenários esportivo e de meio-ambiente.

"Todas as ações são a longo prazo e vão beneficiar a população. O objetivo é mostrar para o mundo que o Brasil se preocupa com o meio-ambiente e sabe realizar bons eventos. Santa Catarina tem capacidade de organização de grandes eventos", relara Bornhausen.

Disputa equilibrada na ‘subida’ a Itajaí
O revezamento da liderança da perna entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajaí (Santa Catarina) marca as mil milhas finais no Oceano Atlântico. Puma e Groupama são muito próximos e é impossível prever quem cruzará a linha de chegada em primeiro lugar. Os dois barcos velejam mais perto da costa para evitar a zona de alta pressão na Argentina no melhor estilo match race, como diz o navegador do Puma, Tom Addis."É muito bom ter essa companhia. Todo mundo gosta de velejar com um adversário exigindo ao máximo e isso nos dá um bom parâmetro".

O Telefónica voltou a ter esperanças na regata. Em terceiro, o barco foi obrigado a parar no Cabo Horn para fazer reparos de emergência. Mas, o time azul se aproveitou das boas condições de vento nos últimos dois dias e encostou na dupla na ponta. Menos de 80 milhas separam os espanhóis dos líderes.

"Hoje foi o primeiro dia que tivemos sol após a partida da Nova Zelândia. É uma etapa muito dura e o clima é dos melhores, após colocar o barco para andar outra vez", explica o brasileiro Joca Signorini.

O navegador Andrew Cape acredita que o time ainda tem esperança de alcançar os líderes. "Estamos de volta e não vamos desistir. Contamos com a sorte de os adversários ficarem presos", relata o tripulante do Telefónica ao falar sobre a recuperação. Para ser ter uma ideia, os espanhóis tiraram mais de 150 milhas de vantagem em menos de 48 horas.

Já o Camper está parado. O veleiro está no Chile tentando arrumar um problema no casco do barco, o que pode durar até uma semana. Mesmo assim, o comandante Chris Nicholson acha que dá tempo de chegar para a Regata do Porto de Itajaí, marcada para o dia 21.

"Quanto mais cedo chegarmos melhor. Precisamos arrumar todas as avarias e seguir viagem. Nossa ideia é aparecer em Itajaí em duas semanas", relata o comandante do Camper. O Abu Dhabi , que está em quinto, ainda não chegou à costa do Chile e o Sanya desistiu dessa perna.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS