quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/04/2012 | 14:04

Volvo Ocean Race: Vila da Regata em Itajaí abre nesta terça-feira para imprensa e convidados

Vai começar o maior evento náutico do mundo em Itajaí. Nesta terça-feira (03), será feita a abertura oficial da Vila da Regata para imprensa e convidados às 19 horas. A coletiva terá as presenças dos organizadores da Volvo Ocean Race, representados pelo CEO, Knut Frostad, e as autoridades locais, como o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, o prefeito de Itajaí Jandir Bellini, e o presidente do Comitê Organizador da Itajaí Stopover, Amílcar Gazaniga. A solenidade será no auditório do Centreventos, na Avenida Ministro Victor Konder, 303.

A Vila da Regata da Volvo Ocean Race abre para o público na quarta-feira (04), às 12 horas, dando início aos 19 dias de atrações gratuitas concentradas no local. A previsão é de que mais de 150 mil pessoas passem pelo local entre a abertura e o fechamento, no dia 22 de abril.

Para entreter esse público, a organização agendou shows com bandas e cantores brasileiros, incluindo Os Paralamas do Sucesso (12/4), Nando Reis e os Infernais (13/4), Toni Garrido e Cidade Negra (14/4), Família Caymi (15/4), Mart’nália (19/4), Jorge Aragão (20/4), Dudu Nobre (21/4) e Olodum (22/4). A programação conta também com o projeto "Itajaí Canta Aqui", com apresentação individual dos artistas locais.

Além dos shows, uma série de opções de entretenimento estará à disposição, como um simulador de vela, cinema 180º (The Dome) e cinema 3D. Paralelamente, será realizada a Expo Náutica Brasil, feira de produtos e serviços voltados à atividade náutica. Para os estudantes, a parada de Itajaí terá visitas monitoradas aos equipamentos disponíveis na Vila.

Após mais de 5.604 milhas náuticas velejadas (10.300 quilômetros), o duelo entre Puma e Groupama na parte final da perna entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajaí (Brasil) da Volvo Ocean Race pode ser classificado como match race. Com diferença entre eles de seis milhas (11 quilômetros), ainda é impossível afirmar quem será o primeiro a chegar ao litoral catarinense. A previsão de chegada em Itajaí, único porto da América Latina desta edição, é sábado (7). A Vila da Regata catarinense, que será o coração da Volvo Ocean Race durante 19 dias, será aberta na quarta-feira (4 de abril).

A disputa barco contra barco pela ponta é travada na costa argentina. As palavras do comandante do Puma, Ken Red, mostram a intensidade do duelo: "A regata será decidida nos últimos 250 quilômetros". Os norte-americanos tomaram a liderança neste domingo (1) e devem chegar até o fim da semana em Itajaí, após 21 dias de aventuras por mares gelados e perigosos, incluindo a travessia pelo Cabo Horn.

Aplicativo - A Volvo Ocean Race e o Comitê Organizador da Parada de Itajaí desenvolveram um aplicativo para iPhone com todas as informações da Stopover brasileira. Na tela do seu smartphone será possível acompanhar as ações da Vila da Regata, shows, dicas de turismo e, principalmente, as informações dos barcos na cidade catarinense.

Fórum de Sustentabilidade - Desenvolvimento humano, sustentabilidade e o Brasil da Rio+20 serão os temas do Ciclo de Palestras Stopover Univali, programado entre os dias 9 e 20 de abril no auditório da Volvo Ocean Race, no auditório do Centreventos.

O evento, organizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), integra a programação oficial da etapa brasileira da Volvo Ocean Race 2011/2012. O encontro proporciona espaço de reflexão e preparação para a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Entre os destaques da programação está palestra com o velejador Amyr Klink, que abordará a sustentabilidade como elemento de competitividade. O evento terá ainda Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, ministro do Superior Tribunal de Justiça, que falará sobre a relação entre ética, desenvolvimento, sustentabilidade e o poder judiciário.

As agências de fomento e seu papel como indutores do desenvolvimento sustentado serão o foco de palestra proferida por Milton Luiz Melo Santos, presidente da Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento. O evento contará, também, com a presença do senador Delcídio Amaral Gomes, que falará sobre proposta de novo modelo econômico e social para o Brasil.

Todas as palestras são gratuitas e não há necessidade de inscrição antecipada. Elas ocorrem entre 18h30 e 20h.

Programação:

09 de abril
"As Agencias de Fomento e o seu papel como indutores do desenvolvimento sustentado"
Milton Luiz Melo Santos, presidente da Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento

10 de abril
"Preservação do Patrimônio Náutico Artesanal do Brasil"
Luis Phelipe Andres, diretor do Estaleiro Escola de São Luis/MA

11 de abril
"Gestão de Riscos em Operações Antárticas"
Alexandre Ávila Lerípio, docente e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

12 de abril
"Do alto rio Negro à savana do Quênia, algumas fronteiras para o desenvolvimento"
Luis Nachbin, jornalista e produtor do programa Passagem Para e Entre Fronteiras, da TV Futura

13 de abril
"A Luta pela Água no Vale do Itajaí"
Noemia Bohn, docente e pesquisadora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

16 de abril
"Ética, Desenvolvimento e Sustentabilidade e o Poder Judiciário"
Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, ministro do Superior Tribunal de Justiça

17 de abril
"Sustentabilidade como elemento de competitividade"
Amyr Klink, velejador

18 de abril
Vilfredo Schürmann, velejador

19 de abril
"Novo modelo econômico e social para o Brasil"
Delcídio Amaral Gomes, senador da República e presidente da Comissão de Economia do Senado

20 de abril
Mini Fórum sobre Oceanos, com representantes da Volvo Ocean Race, SOS Mata Atlântica, Surf Rider Foundation, Skeleton Sea, e Universidade do Vale do Itajaí (Univali)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS