sábado, 20 de abril de 2024
Geral
27/03/2012 | 14:00

Univali auxilia população que sofre de dor nas costas

Iniciou na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), as atividades da Escola da Coluna. O programa, que funciona na clinica de fisioterapia da universidade, atende pacientes com queixas de dores lombares encaminhados pelos municípios de Itajaí, Camboriú, Penha, Navegantes, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Luis Alves e Ilhota.

A proposta da Escola da Coluna é reeducar pessoas que já apresentam algum tipo de dor nas costas, sendo a lombalgia a queixa mais comum. Esse tipo de atendimento tem diminuído em 30% o número de casos na clínica da universidade.

“A questão é mudar os hábitos das pessoas. O primeiro passo é avaliar a causa da dor nas costas e se ela estiver ligada ao sedentarismo, a má postura, ao excesso peso, será importante que essa pessoa aprenda como o seu corpo funciona e possa ela mesma se auto corrigir”, afirma Vera Lígia Bento Galli, fisioterapeuta e uma das professoras responsáveis pela Escola da Coluna.

Os grupos, compostos por 15 a 20 pessoas, reúnem-se duas vezes por semana. Durante dez encontros eles aprendem sobre anatomia da coluna, postura, como desempenhar atividades sem risco, e ainda discutem sobre as suas próprias vivências. As aulas ocorrem na clínica de fisioterapia da Univali, nas segundas e quartas-feiras e nas terças e quintas-feiras.

“O foco é a prevenção”, destaca Luciana de Oliveira Gonçalves, coordenadora do curso de Fisioterapia. Segundo ela, as estimativas apontam que 80% da população mundial terá dor na região lombar pelo menos uma vez na vida. “As atividades da vida moderna pioraram muito o quadro de problemas lombares. É cada vez mais comum pessoas de 30 e 40 anos, em idade produtiva, se aposentarem por invalidez e serem impedidas de trabalhar e conviverem socialmente devido a dores nas costas”, relata a coordenadora.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS