quinta, 18 de abril de 2024
Geral
27/03/2012 | 13:53

Deputado Volnei Morastoni defende a reabertura do Hospital Santa Inês

Reestabelecer o atendimento do Hospital Santa Inês (HSI), em Balneário Camboriú. Este princípio tem norteado as ações do deputado Volnei Morastoni (PT) junto ao Governo do Estado, corpo funcional e proprietários da unidade hospitalar fechada há uma semana por falta de recursos para custeio.

“Precisamos encontrar uma saída para este impasse. Manter o Hospital aberto e funcionando pelo SUS. Até porque o fechamento do Santa Inês resulta em superlotação dos Hospitais Ruth Cardoso (Balneário Camboriú) e Marieta (Itajaí). Existe carência de serviço hospitalar na região. O Santa Inês já tem uma capacidade instalada (pronto socorro, centro cirúrgico, uti adulto e uti neonatal, profissionais contratados). Não faz sentido permitir que esta estrutura permaneça de portas fechadas”, defende Morastoni.

Morastoni esteve nesta segunda-feira (26/03) com os funcionários da unidade e se comprometeu em continuar buscando junto aos governos estadual e municipal uma saída para este impasse. “Uma solução é o vocacionar o atendimento do Hospital. O Dr. Spósito (Secretário de Saúde de Balneário Camboriú) defende, com o apoio dos demais secretários de saúde da região da Amfri, que o Santa Inês atenda como uma unidade de referência em traumatologia e ortopedia”, argumenta. 

A crise no Santa Inês se arrasta desde 2008. Neste período, o Hospital, que é particular, mas sempre foi uma referência no atendimento pelo SUS na região e pela experiência em traumas e ortopedia, passou por intervenção municipal para permanecer de portas abertas. Caso não se consiga uma solução até o final deste mês, o fechamento poderá ser definitivo.

Associação dos Funcionários e Voluntários do Hospital Santa Inês apresentou uma série de justificativas para a manutenção do funcionamento da unidade como o fato do HSI praticar mais de 90% de seu atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde; a necessidade de novos leitos na região; o Hospital Ruth Cardoso ser de baixa complexidade e não suportar a demanda; a ampliação do Hospital Marieta reforçar a necessidade de novos leitos para a região; a capacidade de atendimento do Santa Inês ser superior ao Hospital Ruth Cardoso, em leitos; a permanência do HSI ser mais eficiente, de rápida solução e de menor investimento, do que construir nova unidade em Balneário Camboriú.

O relatório da Associação com várias sugestões para viabilizar o funcionamento do Santa Inês será apresentada hoje, às 18 horas, pelo deputado Volnei Morastoni aos Secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira; Secretário Adjunto, Acélio Casagrande; e ao corpo técnico da Secretaria. A intenção é encontrar uma solução conjunta que possibilite a reabertura do Hospital.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS