quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/03/2012 | 14:04

Lideranças defendem a criação de um novo curso de Administração Pública em Balneário Camboriú

O deputado Volnei Morastoni (PT) esteve reunido, ontem à tarde (19), com o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (Piriquito), o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sebastião Iberes Lopes Melo, o vice-reitor eleito para próxima gestão, Marcus Tomasi, a diretora do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), Maria Ester Menegasso, a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Administração Pública, Raquel Branchero, e o egresso do curso, Victor Burigo Souza, para encontrar uma solução ao impasse criado com o fechamento do curso de Administração Pública, em Balneário Camboriú, em dezembro de 2010.

Volnei Morastoni abriu a reunião e destacou o porto, a pesca, a construção naval e o turismo, como sendo a vocação da região. “A Udesc está em sintonia com a vocação da região ao abrir recentemente o curso de Engenharia do Petróleo”, comentou. Mas acrescentou que o curso de Administração Pública faz parte da história da Udesc em Balneário Camboriú. Para o parlamentar, faltam profissionais qualificados para atuar no serviço público. “Ainda defendo até que o curso tenha um enfoque municipalista”, completou.

O reitor Sebastião foi solícito à causa e concordou com o encaminhamento de que deve-se propor um novo curso, em caráter temporário, para avaliação de demanda, que poderá ser encaminhado pelo Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI) ao Conselho Universitário. O curso que foi fechado era uma extensão de Florianópolis e pertencia ao Centro de Ciências das Administração e Socioeconômicas (ESAG).

O prefeito Piriquito acredita que não haverá falta de demanda, principalmente se o curso for noturno. Piriquito citou o Plano de Cargos de Salários do funcionalismo de Balneário Camboriú, ainda em fase de aprovação na Câmara de Vereadores, em que consta na progressão vertical a formação superior, sendo que Administração Pública será aceito para todas as áreas de atuação. Somente na prefeitura de Balneário Camboriú são 4.500 funcionários públicos. A acadêmica Raquel acrescentou que, na região, são 20 mil funcionários públicos, reforçando mais ainda a importância do curso.

Entenda o processo
Em 2004, o município de Balneário Camboriú firmou convênio com a Udesc para a implantação do curso de Administração de Serviços Públicos, que depois passou a se chamar curso de Administração Pública. Em dezembro de 2010 o curso foi fechado. No mesmo ano, o Centro de Acadêmico de Administração Pública (CAAP) e do Movimento Voluntário Universidade Pública e Gratuita (MOVUP) buscaram apoio da prefeitura municipal para intervir na decisão.

No período que o curso foi oferecido a média de candidatos por vaga foi superior a 4, índice que demonstra que há procura pelo curso, que era oferecido no período matutino. Mesmo assim, para garantir mais demanda, a proposta é de criar um novo curso para ser oferecido no período noturno, podendo atrair, principalmente, parte dos 20 mil servidores públicos de 10 municípios da região.

Diante do impasse entre o movimento estudantil e a universidade com o fechamento do curso, representantes do Centro Acadêmico buscaram apoio também do deputado Volnei Morastoni, no dia 03/03, com intuito do parlamentar intervir na decisão deliberada pelo Conselho Universitário da Udesc.

Cinco dias depois, o deputado recebeu em seu gabinete na Alesc, o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes Melo, que apresentou as justificativas para o fechamento do curso, que era oferecido pelo ESAG.

Na semana seguinte, no dia 16, Morastoni esteve reunido com a diretora Maria Ester, do CESFI, e com o diretor Administrativo, Alleson Amauri Espindola, para intervir pela reabertura do curso de Administração Pública, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No mesmo dia, o deputado agendou a reunião que aconteceu ontem, onde foram definidos encaminhamentos que poderão resultar na criação de um novo curso, agora pelo CESFI.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS