sexta, 19 de abril de 2024
Geral
15/03/2012 | 11:40

Sol é o combustível para estudantes de Construção Naval

A embarcação, movida à energia solar, Ubá Suy Aram (Canoa do Sol em tupi-guarani), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participa, de 17 a 24 de março, da etapa Florianópolis do Desafio Solar Brasil.

A competição, que ocorre no parque de Coqueiros, em Florianópolis, é um rali de barcos movidos à energia solar que estimula o uso de tecnologias comercialmente disponíveis aliadas à energia solar para melhorar a eficiência das embarcações com pouco ou nenhum impacto ambiental.

O barco Ubá Suy Aram foi desenvolvido, por estudantes, técnicos e professores do curso de Tecnologia em Construção Naval da Univali para participar de competições. Segundo Roberto Barddal, coordenador do curso, a importância do desenvolvimento da embarcação está no estímulo à busca de novas tecnologias e soluções para uma navegação sustentável: “Além de unir pessoas em torno de uma ideia, a produção de uma embarcação movida à energia solar motiva o surgimento de avanços que podem ser utilizados, futuramente, na navegação comum” argumenta.

Em 2011, a embarcação desenvolvida na Univali conquistou o 2º lugar na categoria monocascos e o 2º lugar na classificação geral da etapa Paraty, e o 2º lugar na classificação geral do ranking nacional. João Luiz Baptista Carvalho, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali (CTTMar/Univali), diz o destaque do barco fica por conta do casco moldado em um único bloco de isopor e recoberto por fibra de vidro: “Ele foi planejado para ser mais leve do que as embarcações convencionais. Com a aplicação de um motor mais potente, nossa expectativa, agora, é de conquistar o primeiro lugar"”, conclui.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS