quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/03/2012 | 10:26

CISP discute educação carcerária e visita estrutura da penitenciária

A nova sede da Câmara de Vereadores de Camboriú foi local de debate, na manhã desta quarta-feira (7), sobre a educação carcerária que deve ser implantada na penitenciária do Vale do Itajaí.

A reunião promovida pela CISP, Comissão Intermunicipal de Segurança Pública, que desde 2009 discute o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, foi conduzida pela Presidente da comissão Susi Bellini. A proposta é implantar logo no início dos trabalhos da penitenciária a educação carcerária, que envolve o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e cursos profissionalizantes, oportunizando ao detento dar continuidade aos estudos. Segundo o Diretor da Penitenciária, Edemir Alexandre Camargo Neto, o primeiro passo é fazer um diagnóstico, levantando como está à escolaridade dos detentos que serão transferidos para a unidade. “Tivemos uma experiência muita positiva com a educação carcerária implantada na penitenciária de Tijucas”, falou Alexandre.

O assunto foi exposto pelas representantes da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajaí (SDR), Elozia de Brito, Elizângela Bosco, Clenira Schmitz Pivatto e Valéria da Silva de Mello. “Já estamos com tudo preparado, no ano passado também debatemos esta questão e desde lá já viabilizamos as carteiras, cadeiras e materiais necessários,  agora só falta ajustar os detalhes”, disse Elozia de Brito.

CASEP
O Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (CASEP) também foi tema da reunião com o recebimento do Ofício enviado pelo Conselho Comunitário de Segurança de Balneário Camboriú, se manifestando contra a reforma do CASEP Itajaí. A Presidente Susi enfatizou que a comissão vem articulando com os municípios envolvidos e com o Governo do Estado a construção de uma nova estrutura na região. “Já tratamos deste assunto em outras reuniões e as manifestações contrárias vão surgindo por se tratar de um problema sério e delicado. Estamos preocupados com a situação atual. A CISP vai continuar lutando pela construção de uma nova unidade”, disse Susi.

Cidade Segura
Durante o encontro também foi apresentado o projeto Cidade Segura, que tem o objetivo de disponibilizar para a população, através do site www.cidadesegura.org, uma página para denuncias, que tem a função de gerar um diagnóstico, em tempo real, da situação da segurança na região. Segundo a empresa responsável, este projeto está em funcionamento  em Buenos Aires (AR) há quatro anos e tem contribuído com o serviço já disponibilizado pela polícia. A empresa está visitando vários municípios catarinenses para divulgar o projeto.

Complexo Penitenciário
Após a reunião, o grupo seguiu para o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, onde realizou a última visita às obras da penitenciária, antes da inauguração, marcada para o próximo dia 13. “A estrutura já está pronta, encontramos funcionários trabalhando na limpeza do espaço. A mobília, segundo a administração, deve chegar nos próximos dias. Vamos continuar acompanhando e debatendo as questões que envolvem o complexo penitenciário”, disse Susi.

A próxima reunião da CISP acontece no dia 28 de março, às 9h, na sede da Câmara de Vereadores de Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS