terça, 16 de abril de 2024
Geral
17/02/2012 | 16:46

Volnei Morastoni participa de ações de prevenção e luta contra a AIDS e convida o Ministro da Saúde para abrir conferência de Simpósio

 


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu ontem (16) à tarde, na sala reservada na Base Aérea de Florianópolis, o deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O deputado entregou ao ministro um convite para participar da solenidade e fazer a conferência de abertura do II Simpósio Nacional sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, que acontecerá nos dias 12 e 13 de março, na capital catarinense. Para Morastoni, “o ministro Padilha poderá apresentar um panorama das ações do ministério de mobilização e prevenção de luta contra a AIDS, além de enriquecer o debate”. O ministro confirmou que participará do evento.

O Simpósio contará também com a presença do virologista francês Luc Montagnier, “Prêmio Nobel da Medicina” e responsável pela descoberta do HIV, o vírus causador da AIDS. Montagnier fará o encerramento do evento, promovido com a parceria da Assembleia Legislativa.


Ações de mobilização e prevenção de luta contra a AIDS

Morastoni ainda acompanhou o ministro Padilha e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na primeira de uma série de ações de mobilização e prevenção de luta contra a AIDS no período do carnaval. O ministro explicou que para a epidemia, o Ministério da Saúde repassa recursos específicos para DST/AIDS, por meio de política de incentivo, às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Entre as ações de prevenção à AIDS, o governo federal envia preservativos aos estados e municípios. Só em janeiro deste ano, Santa Catarina recebeu 4,4 milhões de camisinhas. Para Padilha “os jovens gays de 15 a 24 anos são o público prioritário das ações de mobilização e prevenção de luta contra a AIDS”.

As autoridades visitaram o centro de saúde Santo Antônio de Lisboa, construído com investimentos do Ministério da Saúde. No local, Padilha destacou a importância do Cartão Nacional de Saúde, que possibilita acompanhar os procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que o atendeu e também à unidade de saúde. Para o ministro, com o cartão será possível acompanhar o desempenho das ações na unidade de saúde. Com bons resultados, os recursos destinados ao Programa Saúde da Família poderá dobrar. 

No final da tarde de ontem, o deputado Morastoni acompanhou o ministro na abertura do carnaval de Florianópolis, na concentração do bloco SOS, organizado pela Associação dos Funcionários Estaduais de Santa Catarina, onde participaram do Cortejo do Enterro da Tristeza, que levou mais 10 mil foliões às ruas.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS