quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/02/2012 | 10:08

Comissão de Saúde recebe homenagem da Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Volnei Morastoni (PT), recebeu nesta quinta-feira (09), da Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil, uma placa em homenagem ao apoio e dedicação com que tratou o tema e promoveu evento sobre a doença, realizado em 2011.

Simpósio
O 1º Simpósio Internacional dos Transtornos Associados à Síndrome do X Frágil foi realizado no mês de setembro passado no Auditório Antonieta de Barros e reuniu mais de 500 participantes. Este foi o quinto encontro catarinense sobre a síndrome trazendo, pela primeira vez, palestrantes internacionais para debater o diagnóstico, sinais e estatísticas da doença, classificada como a segunda síndrome genética mais comum no mundo.

Sobre a doença

Síndrome pouco conhecida, responsável por um grande número de doenças associadas ao retardo mental e distúrbio do aprendizado, o X Frágil atinge um em cada 2 mil meninos e uma em cada 4 mil meninas nascidos vivos. É a segunda síndrome cromossômica mais freqüente após a Síndrome de Down.

Especialistas em neurogenia afirmam que essa é a causa mais freqüente no mundo de deficiência mental herdada de forma genética. Uma em cada 259 mulheres tem a pré-mutação, ou seja, não apresenta qualquer sintoma da doença, mas pode transmitir para seus filhos.

No Brasil não existem estatísticas formais sobre o assunto - que só começou a ser estudado pela área médica a partir de 1960 -, constata-se, porém, um freqüente desconhecimento dessa causa de comprometimento mental, tanto por parte de profissionais da área da saúde como da educação e, principalmente, por parte da população. Para mais informações sobre o encontro e a síndrome, acesse o site www.xfragilsc.com.br

Comissão de Saúde
Para Morastoni, a Assembleia Legislativa cumpre um papel de suma importância ao promover eventos com este caráter: “A Comissão de Saúde, através do apoio e estrutura da Assembleia, tem sido parceira na promoção e realização de seminários, encontros e simpósios que tenham por objetivo aprofundar o debate e informar a população sobre temas de interesse coletivo, como fizemos em 2011, com a Síndrome do X Frágil, Fitoterapia e Terapias Holísticas. Em 2012 estamos contribuindo para a realização do II Simpósio Nacional sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que acontecerá dias 12 e 13 de março, em Florianópolis, com a presença de Luc Montagnier, médico e virologista francês, Prêmio Nobel da Medicina em 2008 por ter descoberto o vírus da imunodeficiência humana (VIH) em 1983”, explicou.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS