quinta, 28 de março de 2024
Cultura
07/02/2012 | 16:16

Jornalista lança livro sobre luta para abertura dos arquivos da Ditadura

Acontece neste sábado (11), às 20 horas, na sede do Instituto Caracol (Av. João Sacavem, 160) o lançamento do livro “As lembranças não morrem: Histórias do Comitê Catarinense Pró-Memória de Mortos e Desaparecidos Políticos”, da jornalista Louise Benassi, realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Navegantes.

O livro é a primeira publicação da jornalista e conta a história do Comitê Catarinense Pró-Memória de Mortos e Desaparecidos Políticos, oficializado em 1982, o primeiro grupo do Brasil empenhado em buscar informações sobre as mortes e desaparecimentos de militantes catarinenses na época da Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Para alcançar esse objetivo, o Comitê luta, desde então, para conseguir que os arquivos secretos da Ditadura Militar - que contêm as informações sobre a morte e localização dos corpos de cada militante - sejam abertos pelo Governo Federal.

Apartados
Na ocasião, também será lançada a edição bilíngue do livro Apartados, de Rodrigo Naranjo. Seu terceiro livro, na belíssima coedição bilíngue é ilustrado entre as editoras Papaterra (Navegantes, Santa Catarina) e La Cebra (Argentina) e foi lançado no Chile em novembro de 2011. O livro é resultado de um longo trabalho de diálogo, tradução e discussão sobre o espaço das literaturas, das línguas imperiais do castelhano e do português e, particularmente, da problemática da escritura das imagens que revelam a potência do pensamento da imago, para localizar o sentido singular da experiência e das literaturas.

Documentário
Durante os lançamentos, ainda será exibido o documentário Montagem e desmontagem - a restinga como caleidoscópio, de Patrícia Moreira, um projeto que ressalta a importância da preservação da restinga para a população do município de Navegantes, reforçando e resgatando um olhar para a restinga como patrimônio cultural e natural desta cidade.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS