sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/02/2012 | 14:03

Itajaí é exemplo internacional de Economia Solidária

Representantes de várias regiões, juntamente com intercambistas de diversos países participaram na tarde da última segunda-feira (06), de uma reunião com o Conselho Municipal de Economia Solidária, com o intuito de conhecer melhor o desenvolvimento desta modalidade econômica em Itajaí. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

“A participação de pessoas de outros países é muito importante, pois elas trazem outra visão, ajudando a implantar em seus países de origem o que aprenderam e presenciaram aqui. A Economia Solidária de Itajaí serve de exemplo para os outros municípios, e agora também chamou a atenção do exterior”, conta o presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária, Onézio Gonçalves Filho.

De todo o mundo
Ao todo, são dez intercambistas vindos de países como a Itália, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Suíça. A estudante Maria Alejandra Estrada, que veio do Peru e está em Itajaí há duas semanas, explica que para ela a Economia Solidária é uma forma de buscar a melhoria tanto na situação financeira quanto na qualidade de vida das pessoas menos favorecidas.

Já para a italiana Lucrezzia Folliero, os artesanatos, a fabricação de mercadorias com produtos recicláveis são exemplos de garantia de trabalho e geração de renda para essas pessoas.

Economia Solidária
A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Reduzindo a exploração, a vantagem e garantindo a preservação do meio ambiente. Ela vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

Aplicada em Itajaí em diversos empreendimentos e também no Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (CEPESI), ela serve de modelo para outras cidades e estados brasileiros e também para países do exterior. A economia solidária engloba uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas auto-gestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. A Economia Solidária itajaiense conta com o apoio da Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEDEER).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS