quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/02/2012 | 10:17

Centro Integrado de Saúde Assinada ordem de serviço para início das obras

 

Em cerimônia ocorrida no Átrio da Prefeitura, foi assinada na manhã desta terça-feira (31), a ordem de serviço para início da primeira etapa da construção do Centro Integrado de Saúde – CIS. A obra, orçada em R$ 3.197.000,00; será edificada no terreno cedido pelo Porto de Itajaí, localizado na Av. Adolfo Konder, no bairro São Vicente.

“Estamos vendo aqui, neste momento, a conclusão de meses de pesquisas e conversas entre representantes da Saúde Municipal e da empresa contratada para elaboração do projeto arquitetônico, tudo isto com o objetivo de construirmos um Centro Integrado, onde os pacientes receberão o atendimento completo, desde a pré-consulta até a realização de exames mais complexos”, declarou o Prefeito Jandir Bellini em seu discurso.

O Centro Integrado de Saúde poderá receber os mais diversos casos de saúde, que poderão chegar de ambulância, carro e até helicóptero. A estrutura está dividida em três blocos, totalizando 5.447 metros quadrados. O bloco 01 terá duas alas: Centro de Diagnóstico por Imagem, Posto de Assistência Médica e Policlínica – PAM com espaço para avaliação e pós consulta, consultórios médicos, sala de apoio e diagnóstico e ambiente para imobilização de fraturas.

No segundo bloco funcionará a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas que terá consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia e leitos para observação. A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas terá ainda farmácia/dispensário, sala de urgência com dois leitos, sala para pequenas cirurgias, sala de higienização e posto policial.

O Centro Integrado de Saúde reunirá diversos setores da Saúde Municipal. É o caso do Laboratório Central de Análises Clínicas com salas de coleta, laboratórios integrados (microbiologia, bioquímica, urinálise, imunologia, parasitologia) e sala de laudos. O espaço concentrará ainda os serviços de análises em tuberculose, hematologia e patologias, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

No bloco três serão instalados o setor administrativo e o Centro de Treinamento. O ambiente terá 517 metros quadrados onde funcionará um auditório para promoção de capacitações voltadas aos profissionais da saúde. O Centro Integrado de Saúde terá uma central própria de tratamento e higienização de resíduos, monitoramento com câmeras e heliponto.

Expectativa de atendimento

O Centro Integrado de Saúde deverá prestar uma média de 15 mil atendimentos mês e 2.200 exames radiológicos, através da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. No Posto de Assistência Médica e Policlínica – PAM, a expectativa é que sejam feitas, por mês, 1.800 consultas especializadas, 1.200 consultas de enfermagem e mil eletrocardiogramas. O Centro de Diagnóstico por Imagem deverá atender 1.500 pessoas por mês.

Já no Auditório do Centro Integrado de Saúde, a estimativa é que 400 profissionais sejam atendidos por mês, na área de cursos de aperfeiçoamento e educação continuada. O mesmo número de vagas será destinado à comunidade em cursos voltados à saúde preventiva do cidadão. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS