quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/01/2012 | 16:51

A verdade sobre as polêmicas da Volvo Ocean Race

 

Por Carlos Bittencourt, jornalista há 35 anos em Itajaí

 

Nesta semana, alguns comentários feitos na imprensa de Itajaí me deixaram entristecido. Um, de um jornalista que foi para Alicante, publicou num blog, que o que foi divulgado até agora pela imprensa é mais fantasia do que realidade, de que ele havia conversado com taxistas e comerciantes naquela cidade que disseram que aquele município não divulga o evento nos bairros de Alicante porque que eles não querem os pobres na Vila da Regata. Disse mais ainda, criticou os jantares oferecidos pela Comitiva Itajaiense aos jornalistas estrangeiros e às autoridades de Alicante, falando mal da comida servida.

Outro jornalista questionou os benefícios que a Regata Volvo Ocean Race poderá trazer para o município, criticando os investimentos do poder público para apenas alguns dias de evento . Disse que o esporte é elitista e que Itajaí não tem estrutura hoteleira, de restaurantes e de baladas para receber evento de tal porte.

Bem, desde que fui à Alicante, representando a Editora Bittencourt, um dos vencedores do concurso feito pela Comissão Organizadora entre os órgãos de imprensa que incentivava as pessoas a criarem um slogan para a Regata, venho defendendo com unhas e dentes a realização deste evento em Itajaí, principalmente por ter certeza de que ele representará uma mudança de paradigma, uma mudança de mentalidade de toda a região em relação ao turismo.

Em Alicante, também conversei com taxistas e com comerciantes. Mas a critica que todos fizeram não foi com relação à realização da Regata, mas sim em relação à crise que impera na Europa, principalmente na Espanha. Depois que a crise iniciou, menos pessoas usam táxis, menos pessoas vão aos restaurantes, supermercados, compram veículos, etc. A economia, de uma forma em geral, está estagnada.  A realização da Regata, no tempo que permaneceu na cidade, deu sim foi um ânimo a mais, pois milhares de turistas visitaram o evento, os hotéis ficaram lotados, e os restaurantes e comércio em torno do evento tiveram um grande movimento, considerando a época que é fora da temporada de verão europeu, já que Alicante é uma cidade tipicamente de vereaneio.

Com relação aos jantares servidos pela Comitiva Itajaiense, o cardápio foi de excelente qualidade, com pratos sofisticados sim, com coquetéis sofisticados sim, mas ao gosto de quem está acostumado com isso, ou seja, para quem os jantares se destinavam, aos jornalistas estrangeiros e autoridades.

Fazer o que se nem todo mundo aprecia uma boa comida, não tem paladar refinado, come e depois sai vomitando....

Com relação à preocupação de outros jornalistas com os gastos públicos para a realização do evento para apenas alguns dias, bem como à estrutura do município para receber tantos turistas, há que se questionar alguns pontos.

Primeiro, o Poder Público, o município de Itajaí, não está gastando um centavo com a realização do evento, a não ser a construção da Vila da Regata. Entretanto, a Vila da Regata não será construída só para este evento. É um patrimônio público, que ficará lá, esperando outros eventos acontecerem. Se ela será ou não utilizada depois da regata vai depender da competência da Secretaria de Turismo de Itajaí de “vender” o município turisticamente, para realização de outros eventos que tenham o mar como atração, com competições náuticas, regatas, provas de Jet ski, e tantas outras.

Esse, inclusive, foi o meu posicionamento num artigo passado, quando falei que depois de construído o Mercado Público de Peixe, a Vila da Regata, a Marina do Saco da Fazenda e junto com o Centroeventos, Itajaí teria uma das maiores estruturas náuticas e de lazer da América do Sul, concentradas em um único lugar. Bastaria que alguém de competência “vendesse” essa estrutura para o Brasil e para o mundo.

Os outros gastos que estão sendo feitos com publicidade, ida dos jornalistas aos outros países, entre outras despesas, tudo está sendo pago pela Comissão Organizadora, que conseguiu arrecadar cotas de patrocínio junto a diversas empresas de nossa região. Não é o poder público que está bancando essas viagens, como muitos pensam.

Com relação ao segundo ponto relatado pelo jornalista com relação à estrutura hoteleira, de restaurantes e de baladas, em alguns pontos ele tem razão. Realmente Itajaí não tem estrutura sozinha para receber um evento desta natureza. Não há leitos suficientes, os restaurantes ainda estão sendo conscientizados a abrirem em horários alternativos, o comércio também tem que fazer a sua parte pelo menos no período em que a regata acontecer no município.

Mas a Comissão Organizadora sempre salientou que este evento não é apenas do município de Itajaí, mas de toda a região, de todo o Estado de Santa Catarina. Não só Itajaí vai ganhar com a realização da regata, mas os municípios no entorno também serão beneficiados.  Se em Itajaí não tem hotéis suficientes, Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis, Blumenau, contam com uma ótima rede hoteleira, bem como vida noturna com baladas suficientes para divertir qualquer turista.

A própria Comissão Organizadora já programou diversos shows nacionais e locais, que serão realizados na Vila da Regata em Itajaí para divertir o público. Além disso, a estrutura que será montada pela Volvo contará com Cinema 3 D, simuladores e diversas outras novidades para divertir o público, como está acontecendo nas paradas em outros países. A estrutura vem pronta para ser montada.

Quanto à participação do público, pobre ou rico, não haverá discriminação. A Vila da Regata em Itajaí estará aberta a qualquer visitante. É intenção da Comissão Organizadora levar os alunos de toda a rede municipal e estadual para visitar o evento, bem como todas as entidades existentes em Itajaí. Não será cobrado ingresso. Qualquer um poderá ir lá, olhar a movimentação dos barcos, o trabalho que estará sendo feito neles, os velejadores, descobrir realmente porque uma regata com apenas seis barcos é uma atração no mundo todo.

Me desculpem os críticos de plantão. Mas eu continuo sendo otimista. Continuo acreditando que Itajaí é capaz sim de realizar o que acreditar, como qualquer pessoa. Na realidade, vou apenas citar a frase vencedora do concurso do slogan para a Regata, que na sua essência já diz tudo:

“Itajaí. Realizando sonhos, ultrapassando fronteiras e definindo destinos”. 

Abaixo, os links de todos os meus artigos inseridos no Jornal dos Bairros, desde que cheguei de Alicante, acreditando sempre que sim, nós somos capazes!

 

Volvo Ocean Race - Se eles podem, nós também podemos: 

http://www.jornaldosbairros.tv/site/?home=noticias&id=25547

 

Não adianta reclamar. É hora de fazer!

http://www.jornaldosbairros.tv/site/?home=noticias&id=25549

 

2012: O ano que Itajaí pode descobrir sua verdadeira vocação turística

http://www.jornaldosbairros.tv/site/?home=noticias&id=25546


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS