sábado, 20 de abril de 2024
Geral
16/12/2011 | 16:25

BR-101 Sul não fica pronta em menos de cinco anos, mostra estudo da FIESC

Novo estudo da Federação das Indústrias (FIESC) mostra que a duplicação completa da BR-101 Sul, na melhor das hipóteses, ficará pronta apenas no final de 2016. A quarta Análise Expedita, apresentada na tarde desta quinta-feira, na FIESC, foi realizada pela Saporiti Engenharia entre o final de novembro e o início de dezembro.

Os principais entraves que jogam para cinco anos o prazo mais otimista possível para a total conclusão da duplicação são os túneis do Morro dos Cavalos, a ponte no Canal Laranjeiras, o túnel do Morro do Formigão, a duplicação e acessos de Laguna, além da recuperação de três pontes. "São obras grandiosas e em função dos processos de licitação, contratação e licenciamento ambiental não têm condições de ficar prontas antes do final de 2016", avalia o engenheiro Ricardo Saporiti.

"As diferenças entre os dados oficiais e os apresentados pela consultoria da FIESC no estudo são extremamente preocupantes, dada importância da BR-101. Não estamos falando apenas da demora na entrega de uma obra vital para Santa Catarina, mas de vidas perdidas e do atraso injustificável no desenvolvimento da região Sul", avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O estudo mostra que o processo de licenciamento ambiental e projetos executivos dos túneis (2 galerias) sob o Morro dos Cavalos, ainda estão inconclusos. O início das obras da construção da ponte estaiada no Canal de Laranjeiras está na dependência do licenciamento ambiental de instalação, enquanto que o túnel de transposição do morro do Formigão aguarda novo processo licitatório. A contratação das obras de duplicação e acessos de Laguna ainda aguarda conclusão do processo. As contratações das recuperações das pontes sobre os rios Tubarão, Sertão dos Correias e Cubículos, ainda estão indefinidas.

O levantamento também analisou a situação das obras com contratos em vigor, que fazem parte da primeira fase da obra, e contempla obras imprescindíveis como reforços e alargamentos das pontes sobre os rios Maciambú, Paulo Lopes, Cova Triste, Penha, Araçatuba e Capivari. Esta etapa prevê ainda a conclusão dos viadutos entre Bananal e Tubarão, e das restaurações das pistas antigas. Estima-se a conclusão do alargamento dessas pontes para dezembro de 2012, exceto no lote 25, entre Laguna e Capivari de Baixo, com previsão para julho de 2013.

Com relação ao ritmo das obras do lote 29 (Araranguá a Sombrio), cuja estimativa de conclusão é para dezembro de 2012, o estudo chama a atenção para o vulto das obras de construção das duas pontes sobre o rio Araranguá, ainda não iniciadas. O trabalho também destaca as obras voltadas à segurança no trânsito, como a execução de barreiras divisórias longitudinais (barreiras de concreto), defensas metálicas (guard-rails), sinalizações horizontais, verticais, elementos refletivos (iluminação noturna, conhecida como olho de gato) e a construção de passarelas para pedestres.

A FIESC tem acompanhado de perto a situação da rodovia desde maio de 2009, quando realizou o primeiro estudo. O trabalho tem fornecido subsídio para que Santa Catarina busque alternativas para acelerar a execução das obras.

Em instantes, a íntegra do estudo está disponível no Portal FIESCnet (www.fiescnet.com.br) no menu Logística/situação das rodovias.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS