sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/12/2011 | 16:08

Desenvolvimento econômico de Itajaí é destaque de capa da Revista Exame

O desenvolvimento econômico e as potencialidades de Itajaí e região voltou a ser destaque na imprensa nacional. A edição desta semana da revista Exame, uma das mais respeitadas publicações de economia do país, traz uma ampla reportagem colocando a região de Itajaí entre as 10 que mais crescem no país, impulsionada pelo complexo portuário e seus reflexos no comércio, serviços e construção civil.

 

Com o título de capa “A marcha da economia brasileira”, a reportagem da Exame, em 18 páginas, traça uma análise sobre uma pesquisa contratada pela revista à Deloitte, apontando as 10 regiões que mais crescem no país. Baseada em critérios como o crescimento do PIB per capita, do número de empregos formais e do número de novas empresas instaladas nos últimos cinco anos, a reportagem aborda o aspecto de que não é a industrialização que impulsiona o desenvolvimento econômico destas regiões, mas sim, a produção de bens primários (agricultura, mineração, e outros), e a logística de transporte que leva essas riquezas ao mercado consumidor, que influem positivamente no crescimento das regiões citadas pelas publicação.

 

No caso de Itajaí, o transporte fundamentado na estrutura do complexo portuário foi determinante para os bons resultados. A revista explica que o setor consome tecnologia de ponta e mão de obra qualificada, tornando-se indutor do crescimento do comércio, dos serviços e da construção civil. “Balneário Camboriú, cidade vizinha do Porto de Itajaí, é um exemplo disso. Estão na cidade seis dos 15 prédios residenciais mais altos do país em construção”, cita a reportagem.

 

A pesquisa divulgada pela Exame destaca, também, que Itajaí é um exemplo de sucesso em logística. “A cidade está enriquecendo ao ajudar a mover a riqueza do interior para os centros consumidores e mercados externos... O exemplo de Itajaí é didático ao revelar os ganhos de eficiência conquistados após a iniciativa privada obter concessões de portos públicos ou criar os próprios terminais. Com a atividade portuária em alta em Itajaí, todo o entorno foi beneficiado. Com isso, a vizinha Balneário Camboriú se tornou um dos maiores fenômenos imobiliários do país”.

 

Mais adiante, a reportagem enfatiza que a região do litoral norte catarinense acompanha o desenvolvimento de Itajaí, responsável por 70% do PIB na região. “Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú formam uma única massa urbana. Itajaí e Navegantes possuem o segundo maior complexo de contêineres do país, responsável pela exportação de 33% do frango brasileiro”.

 

A Exame destaca, ainda, que se for mantido o atual ritmo de crescimento, a região que envolve Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú terá, em 2015, uma economia equivalente à região de Joinville, maior PIB do Estado. Os reflexos deste crescimento, segundo avaliação da reportagem, podem ser significativos para o futuro da região. A pesquisa conclui que não é a origem da riqueza que determina o futuro das regiões avaliadas e, sim, a forma como se aplica estes recursos, apontando a Educação como um dos setores capazes de assegurar a continuidade do crescimento econômico.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS