sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/12/2011 | 11:41

Projeto Ospália viaja a Pernambuco com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí

 

O Projeto Ospália – Coletivo de Palhaços em Pesquisa, de Itajaí, estará em intercâmbio cultural com grupo pernambucano e estudará manifestação do folclore nordestino. O intercâmbio acontece entre os dias 12 de dezembro de 2011 e 08 de janeiro de 2012, e conta com apoio da Fundação Cultural de Itajaí (FCI), por meio do Edital de Apoio a Intercâmbio Cultural 2011.

 

Aliar a arte cômica, crítica e poética do palhaço de terras catarinenses às manifestações culturais pernambucanas. Esta é a proposta da viagem de estudo para Pernambuco. O palhaço Charles Augusto, acompanhado pelo cinegrafista Chico Nascimento e pela musicista Clara Mendes irão passar pela capital pernambucana e a região da Zona da Mata.

 

A iniciativa tem como objetivo a troca de experiências entre o Ospália com a trupe de Recife Cia 2 Em Cena, além do estudo do folguedo, mais conhecido como Cavalo Marinho. Trata-se de manifestação folclórica brasileira típica do nordeste, que faz parte do ciclo de festejos natalinos envolvendo teatro, música, dança e poesia. “Pretendemos conhecer o máximo possível a cultura pernambucana, especialmente, no universo dos brincantes”, explica Charles. O roteiro foi aprovado pelo Programa de Apoio ao Intercâmbio Cultural, da Fundação Cultural de Itajaí, em 2011 e pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, do Ministério da Cultura.

 

Para a primeira etapa da viagem, o ator do Projeto Ospália irá ministrar uma oficina para os integrantes da Cia 2 Em Cena e participar de rodas de conversa, além de conhecer como os artistas da trupe pernambucana trabalham a expressão artística do palhaço. O roteiro cultural continua pelas cidades da região da Zona da Mata de Pernambuco com o estudo do Cavalo Marinho. A manifestação cultural é realizada da época do Natal até o Dia de Reis e consiste em uma variação do bumba-meu-boi com personagens similares ao popular palhaço de nariz vermelho.

 

Sobre o Projeto Ospália:

 

O Projeto Ospália foi concebido em meio à confluência de um movimento de estudo de vários palhaços na região do Vale do Itajaí. A iniciativa engloba o coletivo de palhaços em pesquisa, o encontro de palhaços, a revista temática e o curso de palhaço “Nos primeiros tropeços…”. Conheça mais sobre o Projeto Ospália no endereço www.ospalia.org.


FCI lança Edital de Apoio a Intercâmbio Cultura 2012

 

Artistas, técnicos e estudiosos da cultura, brasileiros ou estrangeiros com residência permanente em Itajaí e que tenha atuação na área cultural no mínimo nos últimos dois anos, podem se inscrever entre os dias 09 e 27 de janeiro de 2012, no Edital de Apoio a Intercâmbio Cultural. Este edital possui verba de R$ 50mil e tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio da cultura Itajaiense nas áreas das artes cênicas, artes visuais, música, patrimônio cultural, humanidades e de outras expressões culturais.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS