sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/11/2011 | 08:33

Unidade itajaiense de indústria de Óleo e Gás vai gerar 500 empregos

 

Itajaí vai entrar para o cenário internacional do mercado do petróleo e do gás. Foi anunciada na tarde desta quinta-feira (24) a instalação na cidade de uma planta industrial da companhia norte-americana Exterran Serviços de Óleo e Gás, destinada à construção de módulos para unidades de produção de petróleo e gás marítimo. Com estimativa de geração de 500 empregos diretos, a indústria espera iniciar suas operações com o primeiro corte de chapa em outubro de 2012.

 

O anúncio da vinda da Exterran para Itajaí foi feito durante coletiva no Gabinete do Prefeito Jandir Bellini, que contou com a presença dos representantes da indústria, o Presidente da Exterran no Brasil, Araken de Araújo Barreto, e o Gerente Geral de Manufatura – Off Shore, Vital Nadin; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Clayton Luiz Batschauer - que coordenou as tratativas, da imprensa e dos 12 vereadores itajaienses.

 

De acordo com Araken Barreto, a escolha por Itajaí para sediar a unidade industrial da Exterran é resultado de um rigoroso e sigiloso processo de seleção, onde a costa da brasileira da Bahia ao Rio Grande do Sul foi analisada. Dentre os critérios considerados, estavam o perfil da cidade e do estado, a vocação da cidade e sua capacidade para desenvolver mão-de-obra, avaliação de competitividade. Ainda foram diferenciais aspectos como a segurança, a logística e as condições do município em prover serviços básicos.

 

“Colocamos todos esses aspectos na mesa e definimos que Itajaí é a melhor opção para a Exterran. Temos o interesse de contribuir para o desenvolvimento da cidade”, revelou Araken Barreto. Segundo ele, o investimento inicial da indústria na unidade itajaiense deve girar em torno de R$ 40 milhões. A Exterran vai se instalar em uma área de 150 mil metros quadrados dentro do complexo do Teporti, na Murta.

 

Antes de assinar o protocolo de intenções entre a Prefeitura, o Teporti e a Exterran, o Prefeito Jandir Bellini destacou que, além de gerar empregos e movimentar a economia da cidade. “E também, embora seja uma atividade ligada ao rio e ao mar, foge do foco tradicional do binômio porto e pesca”, acrescentou.

 

Esta é a segunda indústria multinacional que anuncia instalação de uma unidade operacional em Itajaí desde o ano passado. Em 2010, a italiana fabricante de iates de luxo Azimut-Benetti definiu a cidade como sede de sua primeira unidade na América Latina. Também provisoriamente instalada em uma área do Teporti, a filial itajaiense da Azimut já está em funcionamento.   


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS