quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/11/2011 | 14:27

Espinheira Santa é aprovada na Alesc como planta símbolo de Santa Catarina

 

Proposição foi encaminhada pelos deputados Padre Pedro e Volnei Morastoni

 

Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (23/11), o Projeto de Lei nº 374/2011 que institui a Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia), como planta medicinal símbolo do Estado de Santa Catarina. A proposta foi do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), subscrita pelo deputado Volnei Morastoni (PT), que buscam com o projeto ampliar o debate sobre o cultivo, utilização e a introdução de plantas medicinais nos tratamentos preventivos e curativos.

“É um estímulo, já que o próprio SUS reconhece a fitoterapia. É também uma forma de demonstrarmos a importância de uma manipulação adequada e de informarmos a população sobre os usos e cuidados com as plantas medicinais”, explica Padre Pedro. O parlamentar promove, há quatro anos, o Farmácia da Natureza Itinerante, projeto coordenado por Alesio dos Passos, um dos maiores especialistas catarinenses na área. A proposta é informar a população e os agricultores familiares sobre a identificação, o cultivo e o uso das plantas e ervas.

Volnei Morastoni é o autor da Lei nº 12.386, de 2002, que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Estadual de Fitoterapia e Plantas Medicinais do Estado. Médico e presidente da Comissão e Saúde da Assembleia, o parlamentar acredita que a medida incentiva o Estado a efetivamente introduzir as plantas em seu sistema de saúde. “Já existe base científica para isso e, em diversos países, temos políticas voltadas à fitoterapia”, defende.

A Espinheira Santa é antiulcerogênica, antiasmática, analgésica, diurética, cicatrizante, antitumoral, reguladora da fertilidade, anti-inflamatória, entre diversas outras aplicações. Suas folhas também são utilizadas com sucesso no tratamento de feridas, acnes, eczemas, ulcerações e herpes; a casca de seu tronco é usada como anticancerígena.

Em janeiro de 2009, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou uma lista com 71 plantas que podem ser utilizadas como medicamento fitoterápico. Anexa a lista completa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS