sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/11/2011 | 09:57

Volvo Ocean Race : Puma quebra o mastro no sul do Brasil

A primeira perna da Volvo Ocean Race 2011/2012 se tornou histórica pelo número de quebras de barcos durante a travessia de Alicante (Espanha) até a Cidade do Cabo (África do Sul). Até agora, três sofreram algum problema grave nas embarcações. O último foi o Puma, do comandante Ken Read, que teve o mastro quebrado nesta segunda-feira (21) durante a disputa da liderança com o Telefónica.

O Mar Mostro, como é chamado o Puma, sofreu o golpe faltando 2.150 milhas náuticas para a chegada ao próximo destino. O problema ocorreu no litoral brasileiro, na linha do Rio Grande do Sul.

"Nós estávamos navegando com uma média de 23 nós. O mastro falhou sem apresentar sinais de advertência. Não houve pânico a bordo e todos os tripulantes estão a salvo e bem", disse Ken Read.

O time do Puma conseguiu recuperar todos os três pedaços do mastro danificado, além das velas. A Guarda Costeira Brasileira está de sobreaviso caso haja necessidade de socorrer a equipe.

O comandante do Puma garantiu que a tripulação ainda não usou o motor, o que eliminaria o time da perna. Uma estratégia que poderá ser adotada será rumar para a Ilha de Tristão da Cunha (700 milhas náuticas distantes do ponto da quebra).

"Nós estávamos planejando chegar na África do Sul em cinco dias, mas infelizmente o problema ocorreu. A disputa com os espanhóis estava interessante. Agora, meu objetivo é ter certeza de que voltaremos com segurança", finalizou Ken Read.

A equipe de terra do Puma já está de prontidão para resolver as avarias antes da largada da Regata do Porto, na Cidade do Cabo, no dia 10 de dezembro. A segunda perna será da África do Sul até os Emirados Árabes.

O Sanya (China) teve um problema no casco e abandonou a travessia. Já o Abu Dhabi (Emirados Árabes) teve o mesmo problema do Puma e foi o segundo a deixar o trajeto de 6.500 milhas náuticas (12.044 km).

Com isso, o Telefónica, que tem o brasileiro Joca Signorini como chefe de turno, segue tranquilo na liderança, seguido por Camper e Groupama.

Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da Volvo Ocean Race. As equipes velejarão 6.705 milhas náuticas (12.424 km) - o maior trecho da competição - pelos temidos mares do sul e tendo de contornar o Cabo Horn, considerado um dos locais mais perigosos para navegação do planeta.

A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22 de abril.

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS