sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/11/2011 | 14:53

Menopausa é tema de encontro na Unidade de Saúde Cidade Nova

 

A Unidade de Saúde Cidade Nova promove na próxima segunda-feira (07), um encontro sobre menopausa. A palestra será ministrada por acadêmicos do curso de Medicina da Univali, a partir das 14 horas, na sala de reuniões da Unidade. Mulheres interessadas podem participar gratuitamente.

 

O objetivo geral da palestra é esclarecer as dúvidas das participantes atendidas na Unidade de Saúde Cidade Nova. A menopausa é caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana. Os ovários param de produzir estrogênio e progesterona.

 

A menopausa geralmente acontece entre os 40 a 50 anos de idade. Alguns sintomas podem começar aparecer alguns anos antes da menopausa. Esta fase é chamada de perimenopausa ou pré-menopausa, oferecendo uma oportunidade de preparação emocional e física pra a transição que está por vir.

 

Durante a pré-menopausa, os ovários não ovulam com regularidade e começa o sintoma das ondas de calor. O tratamento de reposição de hormônios sintéticos traz enormes riscos à saúde, pois contribui para o aparecimento de câncer de mama e problemas cardíacos.

 

No entanto, quando a mulher pratica atividade física e se alimenta bem, as supra-renais geralmente reagem à menopausa gerando hormônios precursores como pregnenolona e o DHEA, que são convertidos em estrogênio, progesterona e testosterona, não necessitando da reposição hormonal.

 

Sintomas:

-Suspensão da menstruação;

-Ondas de calor;

-Secura vaginal;

-Sudorese noturna;

-Insônia;

-Tonteira;

-Palpitações cardíacas;

-Dores de cabeça;

-Redução da libido;

-Alterações no humor;

-Cansaço;

-Dor nas juntas;

-Alterações na pele (acne, pêlos faciais, queda de cabelo).

 

Alimentação:

Adote uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas. Esses alimentos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormonal. Deve ser dada atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis. Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio.

 

Não esqueça de incluir óleo de nozes e sementes processadas a frio em sua alimentação. Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol. Beber baste água que vai ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

 

Alimentos que devem ser evitados:

Reduzir o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada para proteção de problemas cardíacos. Evitar bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes...), pois eliminam o cálcio do organismo. Cafeína e álcool agravam o aparecimento das ondas de calor, portanto, elimine-os da sua alimentação.

 

Dicas nutricionais:

- Controle o seu peso corporal, pois o risco de câncer de mama e derrame é bem maior em mulheres acima do peso;

- Diminua o consumo de gorduras saturadas e trans para prevenir doenças do coração. De prioridade para as gorduras saudáveis (ômega 3);

- Acrescente fibras na dieta, pois reduzem o colesterol e garantem bom funcionamento intestinal;

- Pratique exercícios físicos diários. Ajudam na queima da gordura;

- Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio para proteger contra osteoporose;

- Aumente o consumo de alimentos ricos em soja, pois apresentam fitoesteróis;

- Consuma peixe 3 vezes por semana (ômega 3);

- Use diariamente semente de linhaça (1 colher de sopa), para prevenir sintomas da menopausa;

- Ingira alimentos ricos em vitamina E que ajudam na hidratação e evitam ressecamento vaginal e da pele (gérmen de trigo, aveia, carnes, feijão, ervilha e cereais integrais);

- Inclua alimentos ricos em triptofano (aminoácido), pois diminuem a sensação de depressão decorrente a esta nova fase. Fontes: leite e derivados, banana...;

- Aumente o consumo de bioflavonoides, encontrados nas frutas cítricas, diminuem o calorão e são ricos em vitamina C (antioxidantes);

- Aumente o consumo de alimentos que contêm fitoestrógenos como: erva doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre, chá verde e inhame.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS