sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/10/2011 | 10:24

Abu Dhabi larga na frente na Volvo Ocean Race após regata vista por 12 mil pessoas em Alicante

 

Barco dos Emirados Árabe vence, com grande vantagem, a Regata do Porto. Comitiva de Itajaí acompanhou primeira prova valendo pontos na cidade espanhola

Alicante (Espanha) - O time do Abu Dhabi venceu neste sábado (29) a Regata do Porto (In-Port Race) em Alicante, litoral da Espanha, com um desempenho perfeito com mais de 14 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o barco norte-americano Puma. A equipe comandada pelo inglês Ian Walker fez a largada mais agressiva da flotilha e dominou o percurso do começo ao fim. Com os seis pontos da primeira inshore, os árabes lideram a Volvo Ocean Race 2011/2012, com 6 pontos, seguidos do Puma (5 pontos) e do Camper with Emirates Team New Zealand, com 4 pontos.

A regata marca o iniciou da aventura de 39 mil milhas náuticas pelos mares do mundo. A largada para a Cidade do Cabo (África do Sul) será no sábado (5).

Mais de 12 mil pessoas acompanharam a competição no píer na praia de Iberdrola e em outros pontos de Alicante na tarde deste sábado. A chuva da manhã deu uma trégua na hora da regata e a temperatura atingiu 22 graus. Liderada pelo prefeito Jandir Bellini, a comitiva de Itajaí, parada da Volvo Ocean Race na América do Sul, em abril, também assistiu ao duelo entre os seis veleiros nas águas espanholas.

"Não vejo a hora de sediar a Fórmula 1 dos mares em Itajaí. O evento é emocionante na área esportiva e, principalmente, ajudará no desenvolvimento social e econômico da cidade. Sabemos da importância da Volvo Ocean Race e vamos seguir a cartilha de Alicante e aproveitar o legado da VOR", assegurou Jandir Bellini.

A regata - O percurso curto da regata do porto de Alicante exigiu das tripulações mais atenção à largada. O dia começou com muita chuva na cidade espanhola, mas às 14 horas (horário local), o tempo clareou e os ventos variaram de 10 a 15 nós na baía.

O barco dos Emirados Árabes Unidos, batizado de Azzam e comandado pelo inglês Ian Walker, pulou na frente logo de cara e algumas penalizações dos adversários e a melhor estratégia da equipe árabe resultou em uma vantagem superior a 14 minutos para o PUMA, que chegou em segundo com o veleiro Mar Mostro. O Camper terminou em terceiro muito próximo dos norte-americanos. Em quarto finalizou o Team Sanya, da China, seguido pelo francês Groupama Sailing Team e do espanhol Team Telefónica.

Ao cruzar a linha de chegada, o único árabe a bordo do Abu Dhabi, Adil Khalid, levantou a bandeira do país e estourou uma champagne emocionando aos presentes na marina da praia de Iberdrola.

"Foi uma grande vitória e me sinto bastante contente pelo desempenho. Não esperávamos cruzar a linha com tamanha vantagem, mas o entrosamento do grupo e um ajuste da vela na última boia foram fundamentais", contou o comandante Ian Walker.

Os donos da casa, o Telefónica, acabaram em último depois de sofrer punição na boia final quando se recuperavam de uma largada ruim. Lição, segundo o brasileiro Joca Signorini, que deve ser aprendida pela equipe espanhola nas próximas regatas de porto da Volvo Ocean Race.

"A Volvo Ocean Race está bastante equilibrada. Portanto, qualquer erro pode custar caro. A competição será decidida nas regatas de porto. Apesar de ficar em último, nossa equipe tem chance de reagir e acredito que na próxima vamos acertar as manobras", relatou Joca Signorini, que tem a função de chefe de turno no veleiro espanhol.

As seis equipes têm agora uma semana para fazer os ajustes finais para largada oficial da Volvo Ocean Race, que deve durar 21 dias até a África do Sul. Neste domingo (30), está programada uma série de atividades, que incluem a regata Pro-AM envolvendo tripulações, convidados e patrocinadores da maior competição náutica do planeta.

Resultado da In-Port Race de Alicante:
1º - Abu Dhabi Ocean Racing (53min44s) - 6 pontos
2º - Puma Ocean Racing powered by BERG (1h07min58s) - 5 pontos
3º - CAMPER with Emirates Team New Zealand (1h10min11s) - 4 pontos
4º - Team Sanya (1h10min43s) - 3 pontos
5º - Groupama sailing team (1h11min11s) - 2 pontos
6º - Team Telefónica (1h12min08s) - 1 ponto

Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da VOR. As equipes percorrerão 12.417 quilômetros (6705 milhas náuticas) - o maior trecho da competição.

A vila da regata de Itajaí deverá ser aberta no dia 5 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Sobre a Volvo Ocean Race:
Abu Dhabi Racing (Emirados Árabes), CAMPER with New Zealand Racing Team (Nova Zelândia/Espanha), Groupama Sailing Team (França), PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion (EUA), Team Sanya (China) e Team Telefónica (Espanha) investiram, cada uma, R$ 27 milhões para participar da regata.

As equipes iniciam a trajetória em Alicante (Espanha), seguindo para Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França), finalizando a aventura em 7 de julho de 2012, na cidade de Galway (Irlanda).

São 66 velejadores (11 tripulantes por barco) de 14 países diferentes. A Nova Zelândia terá 19 competidores e o Brasil dois: Horácio Carabelli (diretor-técnico), que não velejará, e o chefe de turno Joca Signorini, ambos no Team Telefónica.

Clique aqui para acessar o media guide da VOR (versão em inglês)


Clique aqui para obter o media guide da VOR (versão em espanhol)


Faça o download dos áudios da Volvo Ocean Race:

Clique aqui para ouvir o prefeito de Itajaí (SC) falando da VOR


Velejador Joca Signorini comenta a primeira regata


Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS