sexta, 19 de abril de 2024
Geral
27/10/2011 | 15:08

60 ANOS DE CNA

 

Faesc mobiliza lideranças para participarem da comemoração em Brasília

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2011, completa 60 anos de atuação em defesa dos interesses do agronegócio brasileiro. A entidade representa as 27 federações estaduais e mais de 2.000 sindicatos. “É a força e a voz de 2 milhões de produtores rurais que alimentam o Brasil e impulsionam a economia”, destaca a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu. Para comemorar o aniversário da CNA e os 20 anos de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na quarta-feira, dia 23 de novembro, uma programação especial foi preparada.
São aguardadas cerca de 1.200 pessoas, no Unique Palace em Brasília, entre ministros, parlamentares, autoridades do Governo, embaixadores, presidentes das federações e líderes sindicais. A presidente Dilma Rousseff já confirmou presença.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, eleito neste mês vice-presidente secretário da CNA, mobiliza os dirigentes sindicais catarinenses. “Temos muitas conquistas para comemorar. Queremos mostrar mais uma vez a força da entidade frente aos desafios impostos pela atual conjuntura nacional e internacional”.

O setor agropecuário responde por 22,4% do PIB do Brasil, 37% das exportações e por 1/3 dos empregos gerados. “Um trabalho de 60 anos que fez do Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo e o que mais preserva”, destaca Kátia Abreu.

PROGRAMAÇÃO

As atividades em comemoração aos 60 anos da entidade serão marcadas pelo seminário sobre “Os desafios do Brasil como 5ª potência econômica mundial e o papel do agronegócio”.

A solenidade de abertura está marcada para as 9h30 e terá a presença da presidente da CNA, Kátia Abreu, e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro.

Às 10h15, haverá palestra com o tema “Os perfis das classes de renda rural no Brasil”, com o presidente do Centro de Estudos (CEA) da Fundação Getúlio Vargas, professor Mauro Lopes.

Para as 10h50, o jornalista João Borges será o moderador do talk show “Construindo um novo modelo de política agrícola”. A superintendente técnica da CNA, Rosemeire Cristina dos Santos, falará sobre os “80 anos de política agrícola no Brasil”. O secretário executivo do MAPA, José Carlos Vaz, abordará o tema “Uma nova política agrícola para o Brasil”. Para finalizar, o secretário adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Alceu Bittencourt, tratará da questão “Uma análise econômica da nova política agrícola”. O almoço será servido às 13 horas.

No período da tarde, às 14h30, o jornalista Willian Wack será o moderador do talk show com o tema “Os desafios do Brasil como 5ª potência econômica mundial e o papel do agronegócio”. Participarão da mesa o economista Armínio Fraga (LDA Investimentos), o economista André Esteves (BTG Pactual) e a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

O encerramento está marcado para as 17 horas e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. Às 18 horas, haverá show cultural com o grupo Tholl e, às 19 horas, coquetel de confraternização.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS