quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/10/2011 | 15:04

AZIMUT DO BRASIL INVESTE EM MÃO DE OBRA FEMININA NA PRODUÇÃO

 

Inicia a contratação de mulheres nas áreas de estofaria e laminação de embarcações de lazer

 

A vinda do estaleiro italiano Azimut para Santa Catarina – além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região e ao mercado náutico brasileiro - trouxe uma nova perspectiva sobre a atuação das mulheres no mercado de trabalho. A fábrica - instalada em Itajaí desde agosto de 2010 - passou a contratar o público feminino para o setor de produção especialmente nas áreas de estofaria e laminação em fibra de vidro.

 

"O Grupo Azimut-Benetti – assim como outras grandes empresas da Europa - já tem essa cultura de valorizar as mulheres na produção. A sensibilidade feminina, a percepção aos detalhes, o senso organizacional e criativo são peças fundamentais no processo de fabricação de iates de luxo, já que  - diferentemente de outras áreas da indústria - é um trabalho que exige extrema atenção e sensibilidade", explica o diretor de RH da Azimut do Brasil Francisco Ernst.

 

Após a transferência da fábrica para a sua estrutura permanente, integrando o pólo náutico a partir do ano que vem, a previsão é que 25% dos funcionários da produção sejam formados por mulheres. Das vagas já preenchidas no setor administrativo, mais de 70% são de mulheres.

 

"Iniciamos a contratação de técnicas e auxiliares de produção neste mês porque – em razão do processo de expansão - agora já contamos com uma estrutura mais adequada para atendê-las nesse setor principalmente por termos até então um grupo 100% masculino”, conta Ernst.

 

“Aqui no Brasil apesar desse cenário ter mudado um pouco, a participação dos homens em setores de produção na indústria prevalece em razão do fator histórico/cultural. Muitas pessoas ainda relacionam o trabalho braçal quando pensam em uma fábrica náutica, automotiva e outras tantas. Mas gradativamente esse pensamento vem sendo desmistificado. No caso específico de fabricação de iates, o foco em detalhes, a organização, a sensibilidade e a delicadeza são nossas principais exigências”. 

 

“Nas novas instalações do pólo náutico, reforçaremos ainda mais essas contratações femininas", complementa Ernst se referindo às 2 primeiras mulheres recentemente contratadas para atuarem na área de estofaria na Azimut do Brasil. É o caso da costureira Gessi da Rosa (26) contratada há cerca de 2 semanas. "Estou muito satisfeita com o trabalho em uma fábrica como a Azimut. Já tinha noções de corte, costura e medidas, mas aqui tenho a oportunidade de aperfeiçoar meus conhecimentos em um segmento diferente e muito sofisticado. Sem falar dos benefícios e da remuneração que são atrativos, além do ambiente de trabalho que tem uma equipe masculina companheira e que me respeita muito", conta Gessi.

 

Vagas disponíveis na Azimut do Brasil

 

Em grande processo de expansão e há pouco mais de um ano instalada em terras brasileiras em uma área provisória, a fábrica Azimut no Brasil conta atualmente com cerca de 250 funcionários e a previsão é gerar 1000 empregos diretos, especialmente, com o funcionamento do pólo náutico que está em fase de construção e terá a sua primeira etapa concluída no início do ano que vem.

Relacionado às contratações, a maior dificuldade tem sido encontrar mão de obra qualificada para atuar no setor de produção, em função da escassez de cursos relacionados ao mercado náutico de lazer. Por isso, a empresa disponibiliza a vaga de auxiliar de produção que, segundo a direção de RH, é um cargo de acesso que tem como objetivo preparar as pessoas – através de cursos e treinamentos internos -  para assumirem posições de nível profissional em fibra de vidro, estofaria, montagem de móveis, montagem elétrica e mecânica.

 

“Além de ser uma política interna da empresa a valorização e contratação da mão de obra feminina na produção, elas também podem vir a suprir a escassez de mão de obra no mercado comoum todo e, principalmente, terão a chance de conquistar posições de destaque dentro de um grupo respeitado mundialmente”, explica Ernst.

 

As vagas para mulheres atuarem na produção (estofariae laminação em fibra de vidro ) estão abertas para início imediato. A empresa oferece salário competitivo, plano médico e odontológico, seguro de vida em grupo, vale alimentação, vale transporte, prêmio assiduidade e programa de participação nos resultados. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo. Entretanto, a preferência é para o ensino fundamental (completo ou em curso). Serão feitas: análise do currículo, entrevistas e testes práticos. O candidato passará ainda por um curso de treinamento.

 

Envie seu currículo para a Azimut

Os interessados em atuar no setor de produção podem enviar seus currículos para o e-mail: recrutamento@azimutyachts.com.br ou entrar em contato pelo telefone: (47) 3405-0505 com o departamento de Recursos Humanos. Quem preferir, pode também deixar o currículo na portaria da empresa, no endereço: Rua Reinaldo Schmithausen, 663 (Itajaí, SC).

 

Sobre o Grupo

O grupo Azimut-Benetti tem mais de 40 anos de história. Fundado em 1.969, é o primeiro e mais prestigiado construtor de iates do mundo. O grupo, cujos membros incluem as marcas Azimut Yachts, Benetti e Atlantis, cada uma aborda uma linha diferente no mercado de navegação - e a Fraser Yachts, uma marca líder no setor de serviços, opera em 67 países do mundo através de uma rede de vendas de 138 localidades.

Das instalações, são sete unidades de produção de luxo na Itália (incluindo o pólo náutico de Livorno), um pólo náutico na Turquia e agora outra no Brasil. Comercializa a mais ampla e completa gama de iates a motor entre 36 pés e 70 metros do mundo. 

 

Site: www.azimutyachts.com

Revendedor exclusivo no Brasil: www.yachtbrasil.com.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS