quinta, 18 de abril de 2024
Geral
13/10/2011 | 17:45

Campeão Olímpico lidera time com dois brasileiros na Volvo Ocean Race

O Team Telefónica da Espanha foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (13), em Madrid, para a Volvo Ocean Race 2011/2012. Os ibéricos contam com uma tripulação experiente, comandada pelo campeão olímpico Iker Martínez (Atenas-2004 na classe 49er ao lado de Xabi Fernández). O Brasil terá participação fundamental na equipe que fará mais uma Volta ao Mundo. Horácio Carabelli, vencedor da última edição, será o diretor técnico. Já o também vencedor da VOR 2008/2009, Joca Signorini, terá a função de chefe de turno.

"O barco foi bem construído e é um dos mais desenvolvidos na área de tecnologia. Nossa tripulação é fantástica e unida. A convivência de dois anos de trabalho é importante para uma aventura longa como a Volvo Ocean Race", revelou Horácio Carabelli.

A principal característica do trabalho do uruguaio radicado em Santa Catarina é a de abranger várias funções em uma só e em diferentes etapas. Uma parte fundamental foi durante o desenvolvimento do barco, quando o especialista fez a coordenação entre a equipe de regata e o escritório de projetos.

O barco do Telefónica tem 21,5 metros de largura e um mastro de 31,6 metros, o que equivale a um prédio de 12 andares. Outra novidade para temporada é uma complexa rede de sistemas de transmissão, que permite obter informações importantes das condições meteorológicas.

Veja a equipe espanhola:
Iker Martínez - comandante
Pepe Ribes - capitão
Antonio Cuervas-Mons - proeiro
Neal McDonald - chefe de turno
Diego Fructuoso - tripulante de mídia
Zane Gills - proeiro
João Signorini - chefe de turno
Jordi Calafat - coordenador
Pablo Arrarte - regulador de vela
Xabi Fernández - regulador de vela
Andrew Cape - navegador
Horácio Carabelli - diretor técnico

Regata começa no dia 29 na Espanha - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, em 29 de outubro, e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS