quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/10/2011 | 09:28

Acin discute obras do Complexo Portuário do Rio Itajaí

 

A reunião da Associação Empresarial de Navegantes de terça-feira (04/10), a qual foi conduzida pelo vice-presidente para Assuntos de Núcleos Setoriais, João Goedert,  abordou novamente as obras, ações e investimentos do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.

O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, foi o convidado da noite. Antonio foi sabatinado pelos empresários da cidade sobre questões consideradas importantes para a classe.

O encontro contou também com a importante presença do superintendente da Portonave e Vice-presidente da Acin para Assuntos do Porto e Comércio Exterior, Osmari de Castilho Ribas, de associados e diretores da entidade.

Entre os assuntos discutidos destaque para o cronograma de obras no molhe de Navegantes, dragagem do rio, projetos de construção de marinas, temporada de transatlânticos e a participação do município em eventos ligados ao rio,  como a Regata Volvo Ocean Race.

Obras no molhe:

Os empresários questionaram a morosidade nas obras no molhe e a interdição do acesso ao local. De acordo com Antônio Ayres, a obra, orçada em R$ 18,6 milhões, se fez necessária devido às enchentes de 2008, bem como em função da dragagem e aprofundamento do canal do rio para 14 metros.  O superintendente afirmou que, além do reforço, está sendo feito o realinhamento e o alargamento da boca da barra e por isso a demora na finalização.  “Temos um cronograma de trabalho e vamos concluí-lo em abril de 2012, mas já nos próximos dias vamos rever a possibilidade de liberar o acesso da comunidade e turistas ao local”, enfatizou.

Dragagem do rio Itajaí

Segundo Antonio Ayres, a última enchente comprometeu parcialmente a movimentação no rio devido a um novo acúmulo de sedimentos. “ Estávamos operando com 13 metros de profundidade, com a enchente passamos para 10 metros e 50 centímetros. Em função disso, uma nova  draga voltou a operar para que o canal atinja a profundidade de 14 metros, esse trabalho deve levar de 3 a 4 meses para ser concluído” informou. Antônio Ayres explicou ainda que, cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no Complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, salientou Ayres.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS