quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/09/2011 | 16:38

Itajaí cria curso de capacitação para o receptivo da Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race promete agitar a cidade de Itajaí e a comunidade já se preparara para receber o público internacional durante a Stopover. São esperadas mais de 150 mil pessoas no período do evento (abril de 2012), entre organizadores, familiares dos velejadores e executivos, além de turistas. O fluxo aumentará a demanda por produtos e serviços em diversas áreas como hotelaria, gastronomia, transporte, segurança, comércio e artesanato. Assim, a capacitação profissional para atender esse volume de pessoas e serviços é essencial para produção de um bom evento.

Pensando nisso, a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), órgão atrelado à administração municipal, realiza o "Curso de atendimento e acolhimento ao turista da regata Volvo Ocean Race". As aulas são gratuitas e o objetivo da entidade é capacitar o staff turístico e os prestadores de serviços das cidades para atuar diretamente com o público.

Segundo a secretária de Turismo de Itajaí, Valdete Campos, uma das maiores demandas será por profissionais que falam mais de uma língua, principalmente os que dominam o inglês. Opinião compartilhada pelo presidente do Comitê Central Organizador da Etapa Itajaí da Regata, Amilcar Gazaniga.

Desta forma, a fundação preparou um curso de 240 horas/aula, sendo que 100 horas serão destinadas ao ensino básico da língua inglesa, 100 horas para o ensino de espanhol e 40 horas para o ensino de técnicas de receptivo e atendimento ao público e outros temas ligados a relacionamento interpessoal. As aulas terminam em fevereiro de 2012.

São 120 alunos fazendo o curso para o receptivo do evento, sendo 40 para o trade turístico - formado por motoristas de táxis, condutores de vans e guias turísticos - e mais 40 vagas para cidadãos prestadores de serviços que queiram atender a demanda decorrente da regata. As 40 vagas restantes serão ocupadas por servidores públicos municipais, ligados direta e indiretamente a realização da Volvo Ocean Race em Itajaí.

Além do receptivo de traslado, como táxis e vans de passeio, os restaurantes estarão entre os serviços mais procurados durante os dias do evento. "A hotelaria também terá um impacto positivo, mas como Itajaí tem apenas 1,8 mil leitos, boa parte deverá ficar hospedada em cidades da região. Até em Florianópolis já há pacotes fechados para a regata", informou a secretária Valdete Campos.

Volvo Ocean Race - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, em 29 de outubro de 2011, e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

Seis equipes já estão confirmadas na disputa e os preparativos seguem a todo vapor nas paradas para que em outubro seja dada a largada para uma das maiores provas da vela mundial.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS