sexta, 19 de abril de 2024
Geral
29/09/2011 | 15:28

Assinada ordem de serviço para reforma de mais três Unidades de Saúde

 

O Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Liberato, assinou nesta semana a ordem de serviço para a reforma de mais três unidades de saúde. O ato contou com a presença da Vice Prefeita Dalva Maria Rhenius e dos representantes da Abílio Comércio de Alumínio e Ferro Ltda., empresa vencedora da licitação e responsável pela obra nas Unidades de Saúde do Imaruí, Cidade Nova e Itaipava. 

 

“As adequações das unidades da Praia Brava, Espinheiros e Murta estão praticamente concluídas. Também estamos reformando as unidades de Cordeiros, Jardim Esperança e Votorantim”, informa o Secretário.

 

As obras contemplam adequação de espaço físico, readequação de banheiros para acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, colocação de grades nas portas e janelas, pintura e reparo de calçada e telhados. Com este terceiro lote de reforma que inicia na próxima segunda-feira (03), serão, ao todo, nove unidades de saúde reformadas. Um investimento de R$ 405.000,00.

 

Os recursos utilizados nas reformas são provenientes do Pró Saúde II – Governo Federal. “É importante salientar que estas adequações estão sendo realizadas em unidades que são cenários de prática dentro do programa Pró-Saúde, com o objetivo de proporcionar espaço físico adequado para a inserção de alunos dos cursos da área da saúde”, explica.

 

Este programa, instituído pelos Ministérios da Saúde e Educação em 2005, visa primordialmente uma formação dos profissionais (médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas) na rede pública de atenção à saúde.

 

“Itajaí está proporcionando a inserção dos acadêmicos cada vez mais cedo nas unidades, para a compreensão do que é o SUS, seu funcionamento, especialmente a lógica do atendimento na ESF (Estratégia de Saúde da Família)”, considera o representante da Secretaria de Saúde no Pró-Saúde, Aldo José Correa Júnior. 

 

As adequações atendem uma exigência do Ministério da Saúde que contemplam estes espaços (consultório e sala de reunião para discussão de casos clínicos), melhorando assim as condições físicas das unidades para melhor acolher alunos, profissionais envolvidos e os usuários.

 

O programa Pró-Saúde está em andamento em 68 municípios brasileiros e Itajaí é um deles, sendo articulado e implementado em nossa cidade pela Univali e Secretaria Municipal de Saúde.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS