quinta, 18 de abril de 2024
Geral
27/09/2011 | 17:35

Projeto informatiza sala de aula no Caic

 

Uma turma do 5º ano do Centro Educacional Cacildo Romagnani está tendo aula nesta semana de uma forma bem diferente e inovadora. Um projeto implantado por dois professores da unidade mostra como seria se todas as disciplinas fossem trabalhadas pelo computador.


O silêncio entre os quase 30 alunos impressiona. A atenção está direcionada não mais ao quadro, mas, as telas. Conforme os professores de informática Augusto Tanck e Patrícia Lopes será uma semana de aula somente no laboratório de informática. “Todas as disciplinas propostas na grade escolar destes alunos estão sendo trabalhadas, porém, de uma forma diferente”, comentam.

 

Para dar início às atividades, os professores deram um tema “Conhecendo Santa Catarina”. A partir daí, os pequenos começaram a pesquisar as micro regiões, calcular a população, ler sobre a história, além de conhecerem por imagens os pontos turísticos do Estado.

 

Na manhã desta terça-feira (26) ocorreu o segundo encontro e a ansiedade para retomar o que começaram ontem foi grande. Mesmo com pouca prática, muitos fizeram questão de se expressar “gostei muito das serras de Santa Catarina”, “O Estado tem praias lindas”, “eu gostei de pesquisar sobre as festas, tem umas que ocorrem bem pertinho de Itajaí”, afirmam os alunos do 5º ano.

 

Todo o trabalho representa apenas um Projeto Piloto que tende a crescer após a avaliação dos educadores. “Na próxima semana iremos nos reunir para avaliar os resultados deste trabalho que nos dará uma visão se é viável investir nessa ideia ou não”, comenta Augusto.

 

A equipe da Secretaria Municipal de Educação está ciente que é preciso dar condições aos educadores para que criem Projetos como este. Por isso, a importância de estar atenta as tecnologias disponíveis. O CAIC possui uma ampla sala de informática equipada com 32 computadores ligados á internet, além de data show e home theater. Segundo levantamento feito pelos professores do CAIC, da turma de 30 alunos do 5º ano apenas 8 possuem computador em casa. Este número ainda diminui com relação ao acesso a internet. O CAIC fica na Rua Emanoel José Rebelo, nº 60, no bairro Cidade Nova.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS