quinta, 18 de abril de 2024
Geral
26/09/2011 | 10:41

Porto de Itajaí esteve representado no II Seminário de Portos e Vias Navegáveis

 

O Porto de Itajaí esteve representado pelo seu assessor de Planejamento, Flávio Martins Viana, no II Seminário Portos e Vias Navegáveis. O evento, realizado na última semana, foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, por meio da Coordenação de Portos e Vias Navegáveis, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A pauta contou com os painéis portos, navegação marítima de cabotagem e navegação interior, o que possibilitou uma abordagem bastante profunda relacionada à infraestrutura do setor portuário no Brasil.

         O painel de portos contou com cinco palestras, sendo a primeira delas, realizada pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, apresentou uma visão atualizada do setor portuário brasileiro. O vice-presidente e diretor de Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura, José Melo, falou sobre os efeitos econômicos das perspectivas da logística sobre as commodities agrícolas. Já na terceira palestra, o presidente do Conselho do Grupo Multiterminais, Richard Klien, apresentou a visão do empreendedor privado sobre os investimentos no setor portuário e a internacionalização da economia brasileira.

         O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho abordou os avanços do setor e sobre a logística aquaviária sob a ótica ambiental. O diretor da Deicmar Ambiental, Gerson Foratto, fechou o primeiro painel com uma palestra sobre as novas tecnologias ambientais aplicadas aos portos.

 

Navegação marítima de cabotagem – O vice-presidente de Transporte Multimodal da Câmara Brasileira de Contêineres, Aluísio Sobreira, abriu o segundo painel abordando a importância e as perspectivas do desenvolvimento da navegação de cabotagem no Brasil. Em seguida, o presidente da Login Logística Intermodal, Vital Lopes, enfocou o caso da Login ao expor sobre a experiência do armador nacional como investidor em navios no Brasil.

         As visões do governo, dos armadores e dos trabalhadores sobre a insuficiência na oferta de tripulantes e o seus impactos na navegação de cabotagem, de apoio marítimo portuário e interior foram apresentadas por representantes dos órgãos envolvidos. Após a discussão, propostas de soluções foram apresentadas no fechamento do segundo painel.

 

Navegação interior – O tema da palestra do presidente da Transpetro, José Sérgio Machado, que abriu o terceiro painel, foi o transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná. O diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Vieira, abordou os aspectos concernentes ao desenvolvimento da navegação interior no contexto de uso múltiplo das águas. O seminário foi encerrado com um debate moderado pelo deputado Edinho Bez.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS