sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/09/2011 | 14:03

Evolução e transformação da avicultura brasileira em debate

 

“A transformação nas tecnologias avícolas e na questão de sanidade animal”  foram lemas da abertura do 9o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes e Nutrição promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), nesta quarta-feira (21), no Hotel Sibara em Balneário Camboriu. O evento, que prossegue até esta sexta-feira (23), contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas entre lideranças políticas e empresariais, além de profissionais da avicultura de todo o país.

SC é um dos Estados com posição de maior produtor e exportador nacional de carne de frango e possui habilitação para exportar para 120 países. “Nossos colegas têm investido em pesquisas e estão auxiliando na avicultura mundial. Não é fácil conquistar a liderança e é mais difícil mantê-la, mas com muito esforço, estamos transformando a avicultura brasileira”, destacou o presidente da ACAV, Cléver Pirola Ávila.

O coordenador do evento, Bento Zanoni, reforçou que o setor avícola brasileiro é um dos mais avançados do planeta e isso se deve, em grande parte, a capacidade de transformação das novas tecnologias.  “É um dos segmentos da economia que se estruturou por conta própria em nível de produção à campo, industrialização, conquista de mercado e pesquisa, sem jamais depender do Estado”.

O simpósio da ACAV notabilizou-se como referência nacional em difusão tecnológica, integração setorial, proposição e formulação de políticas segmentadas. “Neste evento, estão em foco os principais temas da atualidade avícola do Brasil e do mundo através de palestras que evidenciam o potencial brasileiro de país exportador de produtos avícolas com a preocupação em aprimorar cada vez mais os sistemas de biosseguridade nas fronteiras internacionais e regionais”, complementa Zanoni.

O diretor técnico da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Ariel Mendes, destacou que o Simpósio catarinense tem projeção nacional pela qualidade dos conferencistas e pelos temas em discussão. Observou que a cadeia da avicultura industrial brasileira, uma das maiores do país, tem grandes temas em discussão, entre eles, a norma regulamentadora (NR) no Ministério da Agricultura e um projeto de lei (PL) sobre a integração avícola na Câmara dos Deputados. Realçou que a sanidade animal – Santa Catarina é o único Estado brasileiro declarado área livre de aftosa sem vacinação – é um dos maiores patrimônios da Nação.

O superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em SC, Francisco Powell Van de Casteelee o presidente da Cidasc e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC, Enori Barbieri, também reforçaram a importância do evento para o fortalecimento do Estado no que se refere às inovações tecnológicas e sanitárias da avicultura. “Sanidade é um patrimônio da nação, gera renda, empregos e traz divisas ao país. O investimento que SC faz nessa área, não somente através do Governo Estadual, mas também através do ICASA, vem transformando o Estado em referência em sanidade”, concluiu Barbieri.

PALESTRA

A abertura do evento também contou com a palestra “Trabalho, família e felicidade” conduzida pelo palestrante Humberto Alexandre. Formado em administração de empresas, Humberto é especializado em palestras de motivação e atendimento a pessoas com deficiência.

Através de exemplos do seu dia a dia com deficiência física mostrou a transformação na vida das pessoas e sugeriu mudanças em relação ao comportamento com a família.

PROGRAMAÇÃO - DIA 23 DE SETEMBRO

No dia 23 de setembro, o simpósio terá início às 8 horas com evento da Alltech. Das 9 às 10 horas, o palestrante Ivonei Pazza apresentará o tema  “Gestão da rotina de incubação; das 10 às 10h30 haverá coffee break e das 10h30 às 11h30 os participantes acompanharão a palestra “Nutrição de matrizes e o impacto sobre a progenie/estratégias futuras, desafios futuros, conduzida por Chet Wiernusz patrocinada pela Cobb. O encerramento do simpósio está previsto para o período das 11h30 αs 12h30.     


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS