quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/09/2011 | 17:19

Exposição Linhas, Mapas e Gravetos abre terça-feira

 

Devido a situação das chuvas na região, a abertura da exposição Linhas, Mapas e Gravetos foi transferida para a próxima terça-feira, dia 20, às 19 horas, na Galeria de Artes da Fundação Cultural de Itajaí.

A mostra Linhas, Mapas e Gravetos, da itajaiense Silvana Leal e do gaúcho Antônio Augusto Bueno reúne o trabalho de fotografias de Silvana e as esculturas e desenhos de Antônio. São 14 fotografias em formatos diversos e uma escultura com gravetos em grande formato, além dos desenhos que deram início ao diálogo entre os dois artistas.  A mostra poderá ser conferida até o dia 30 de setembro.

A proposta da Mostra Linhas, Mapas e Gravetos têm como premissa o diálogo entre dois artistas de diferentes estados, com diferentes linguagens, mas um objetivo em comum, criar campos inusitados de subjetivação, transformando a realidade através de suas artes. A ideia nasceu da troca de olhares das obras entre os dois artistas. Da observação das obras de Antônio Augusto por Silvana Leal surgiram indagações que, pouco a pouco, foram se transformando em um trabalho conjunto, embora tenham sido realizados individualmente e em lugares diferentes.

O trabalho “mapas” é uma série de fotografias, na qual o objetivo das imagens é encontrar os traços, linhas e texturas de Antônio Augusto na natureza da Ilha de Santa Catarina, um dos locais onde Silvana vive. Ao deparar-se com as fotografias da série mapas, Antônio criou a escultura-instalação: Gravetos Armados.

O efeito de reverberação de um trabalho sobre o outro faz com que a fotografia se aproxime do desenho e que o volume e a sombra da imagem fotográfica se tornem escultura no papel e nas “mãos” de Antônio Augusto. Este efeito pode ser percebido em ambos os trabalhos, no entanto, no caso de Silvana se evidencia na escolha do papel para impressão da fotografia, peça fundamental na série mapas, que neste caso utiliza o papel fine art., conferindo um sentido de desenho à imagem fotográfica.

O que:Exposição Linhas Mapas e Gravetos de Antonio Augusto Bueno e Silvana Leal
Onde:Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural de Itajaí
Quando:Abertura dia 20 de setembro – 19h
Visitação:de 20 a 30 de setembro de 2011
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS