sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/09/2011 | 14:26

Museu Etno-Arqueológico de Itajaí é destaque nacional

O Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, localizado no Bairro Itaipava, desenvolve diversas atividades de preservação da cultura regional. Uma delas é a preservação do folclore local, que é estudado através de oficinas, ministradas no próprio Museu, em parceria com a Rede Municipal de Ensino. As oficinas sobre o boi-de-mamão, por exemplo, fazem tanto sucesso, que inspiraram a criação do Festival de Folclore de Itajaí, que neste ano chegou à sua 2ª edição.

De acordo com Ivan Serpa, Diretor do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, as oficinas, além de valorizarem a cultural local, exigem muita pesquisa e motivam as crianças a preservar a história. “Quando a criança se interessa pelos assuntos regionais e faz uma pesquisa histórica, ela consequentemente passa a fazer parte desse contexto e preserva-o”, argumenta.

Nas aulas sobre o folclórico boi-de-mamão, os alunos recebem aulas práticas e teóricas. ”Num primeiro momento são estudadas sua origem, as memórias locais e a cultura da região, depois os alunos partem para o processo de montagem do boi”, explica Serpa. As escolas interessadas em oferecer as oficinas de boi-de-mamão aos seus alunos podem entrar em contato com o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, através do telefone: (47) 3346-5715. A Prefeitura Municipal ainda concede transporte gratuito aos participantes.

Destaque Nacional
Em função do sucesso deste trabalho, desenvolvido em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Itajaí, o Canal Futura realizou uma reportagem com foco nas ações de educação e cultura. Em uma série de reportagens sobre o folclore brasileiro, o Futura selecionou o boi-de-mamão do Museu Etno-Arqueológico para representar o folclore catarinense.

“Essa escolha é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com as escolas, vinculando cultura e educação, através de programas educativos do Museu Etno”, salienta Ivan. O programa foi veiculado recentemente pela TV Futura e pode ser conferido no link: http://youtu.be/56HmIZXu8Yk.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS