quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/09/2011 | 15:02

Porto registra segunda melhor movimentação de sua história

 

Os oito dias em que o Complexo Portuário e Logístico do Itajaí deixou de operar no mês de agosto, em decorrência da forte correnteza do Rio Itajaí-Açu, devido ao grande volume de chuvas registrado no período, impactaram negativamente nos volumes operados pelo Porto Público e demais terminais instalados em sua foz. Nesse contexto, o Complexo encerrou o mês de agosto com um crescimento global, comparado com igual período do ano passado, de 14%. Porém, em comparação com julho deste ano, foi registrada uma moderada queda de 4,6%. Todavia com uma movimentação de 91,75 mil TEU´s (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) o mês de agosto foi o segundo melhor mês de todos os tempos.

         Em análise individual dos terminais que compõem o Complexo, o APM Terminals Itajaí teve uma movimentação de 41,2 mil TEU´s, com  um crescimento de 14% sobre igual período do ano passado, tendo no acumulado do ano um crescimento de 35%. Já a Portonave S/A – Terminais Portuários Navegantes, por sua vez, movimentou em agosto 50,55 mil TEU´s, com discreto crescimento sobre o mês anterior, quando movimentou 50,05 mil TEU´s. No acumulado do ano, porém, o terminal apresenta moderado recuo em suas operações, de 2%.

         “Nos demais terminais, observamos o Braskarne com uma movimentação de 6,25 mil toneladas em cinco escalas, trazendo o acumulado do ano para 52,9 mil toneladas. O Teporti contabilizou uma escala, com 209 toneladas e um acumulado de 52,95 mil toneladas em 2011”, informa o diretor Comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham. O Polyterminais também registrou uma escala, com movimentação de 4,21 mil toneladas e acumulado de 35,81 mil toneladas e o terminal Trocadeiro não registra movimentação em 2011.

         Em termos de escalas, o Complexo registrou 96 atracações, ante 104 no mês anterior, decorrente do fechamento da barra por oito dias. Dessas escalas foram 39 no APM Terminal Itajaí, 50 no Portonave, cinco no terminal Braskarne, um no Polyterminais e um no Teporti. Já para setembro a perspectiva não é nada animadora. Com as enchentes ocorridas no início do mês e o consequente aumento na correnteza do Rio Itajaí-Açu, o porto ficou sem operar por vários dias na primeira quinzena, o que tende a impactar drasticamente nas operações. Somente entre os dias 08 e 15, a Gerência de Programação registrou 24 cancelamentos de escalas, enquanto nove navios aguardavam na boca da barra para atracar na quinta-feira, 15, por volta das 13 horas, quando o Complexo Portuário do Itajaí retomou operações.

 

Acumulado– No acumulado do ano o Complexo Portuário do Itajaí registrou 838 escalas, ante 805 escalas no igual período do ano passado, com um discreto crescimento, de 4%. “Fica sempre evidenciado o maior crescimento da carga, comparativamente ao numero de navios, indicando o maior volume transportado por embarcação. Isso nos leva a uma reflexão de que no momento torna-se fundamental trabalharmos em prol de novos investimentos em ampliação de retroáreas, acessos aos terminais e melhoria na produtividade como um todo, bem como na adequação dos acessos aquaviários para navios de maior porte e calado”, acrescenta Robert Grantham.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS