quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/09/2011 | 09:49

Feira de Oportunidades abre as portas para mais de 8 mil pessoas

 

Evento oportunizou desenvolvimento econômico de Itajaí e região, com mais de 145 expositores, além de oferecer lazer e apoio social

 

Um público de mais de 8 mil pessoas visitou os estandes dos cerca de 145 expositores da Feira de Oportunidades, que a Viacredi promoveu no Centreventos Itajaí, nos dias 3 e 4 de setembro. O evento com entrada gratuita apresentou produtos, serviços e atividades de vários segmentos, além de atrações culturais, palestras e auxílio a entidades da região.

 

A Feira de Oportunidades é uma promoção da Viacredi (Cooperativa de Crédito do Sistema CECRED), com o objetivo de integrar seus cooperados e aproximá-los do público, divulgando suas atividades para gerar novas possibilidades de negócios. Para o diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni, o evento foi extremamente positivo. “As expectativas foram superadas em todos os aspectos, como número de participantes e manifestações de satisfação de visitantes e expositores”.

 

Leoni ainda aponta que os contatos estabelecidos no evento rendem negociações a curto, médio e longo prazo. “O relacionamento e a troca de ideias criam uma cadeia de oportunidades, com novas possibilidades e resultados às vezes imensuráveis”. O diretor afirma ainda que a Cooperativa cria condições para que o próprio cooperado possa construir o seu caminho.

 

Os segmentos atendidos durante a feira envolveram educação, consultoria, vestuário e acessórios, estética, imobiliária, segurança, informática e internet, peças e acessórios veiculares, alimentícia, entretenimento e lazer, pet shop, comunicação visual, transporte, mecânica, materiais para construção, contabilidade, medicamentos, móveis e decoração, artesanato, fotografia e comércio em geral.

 

Apoio social

 

Na Praça de Alimentação, entidades assistenciais de Itajaí ofereceram churrasco, lanches e outras opções gastronômicas aos visitantes. A renda obtida com a venda dos produtos é destinada integralmente aos projetos sociais de cada uma.

 

Entre as entidades participantes está o Hospital Infantil Pequeno Anjo, principal hospital pediátrico da região da Foz do Rio Itajaí-Açu, que realiza mensalmente 4,6 mil atendimentos. O Pequeno Anjo, com o apoio do Lions Clube e do Rotary Club, serviu churrasco na Feira de Oportunidades. A Associação de Amparo às Pessoas com Câncer (AAPC) também participou com a comercialização de doces e salgados.

 

Marilda Eunice Silveira dos Santos, presidente da Avisa (Associação das Voluntárias pela Infância Saudável), que atende diretamente ao Hospital Pequeno Anjo, aponta que a repercussão foi muito positiva. “Estamos muito felizes com os resultados. A maior oportunidade que a Viacredi proporcionou ao Hospital Pequeno Anjo foi a visibilidade. Pudemos mostrar o trabalho do Hospital e o voluntariado”. Os recursos obtidos com o evento serão revertidos à aquisição de medicamentos, alimentos e leite para as crianças.

 

As oportunidades

 

A programação reservou, ainda, uma agenda de formação empreendedora e de negócios, com cursos e palestras gratuitos, oferecidos em parceria com o Sebrae. O evento também incluiu uma agenda de atrações culturais e recreativas, com grupos e talentos locais, para valorizar a cultura e as tradições da cidade.

 

A Feira de Oportunidades da Viacredi ainda abriu espaço para as demais cooperativas do Sistema CECRED com atuação na região de Itajaí. Credifoz, CredCrea e Transpocred recepcionaram seus associados e apresentaram seus produtos e serviços em seus estandes no evento. O convite da Viacredi às demais entidades é uma forma de fortalecer o cooperativismo de crédito e de promover a intercooperação.

 

A Feira de Oportunidades é realizada de forma itinerante pela Viacredi, há três anos. Indaial, Gaspar e Ibirama já receberam o evento, que agora chega a Itajaí, onde a Viacredi possui três Postos de Atendimento ao Cooperado (no Centro e bairros Dom Bosco e São João). A cooperativa de crédito tem aproximadamente nove mil associados na região. 

 

 

O contato com a riqueza histórica

 

O evento ainda apresentou ao público uma réplica da Maria Fumaça 402, que funcionou em Itajaí até o dia 13 de março de 1971. A construção teve início em 1909. A réplica funciona à bateria, com tração própria, percorrendo um trajeto de 30 metros de trilho. A locomotiva possui 1,70 metros de comprimento e peso de 40 quilos. O expositor e cooperado da Viacredi, José Dognini, de 63 anos, de Itajaí, participou da última viagem realizada pela locomotiva da Estação da Fazenda.

 

Dognini construiu a locomotiva com material original há cerca de um ano num período de quatro meses. Ele já vendeu algumas réplicas e expõe a Maria Fumaça em eventos da região. “Fazer parte da Viacredi foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida. Ninguém faz uma feira maravilhosa como essa. O evento atendeu às expectativas. Recebi várias visitas”, afirma o expositor.

 

Fotos: Anderson Witthoft


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS