quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/08/2011 | 16:37

1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí começa nesta quinta-feira

 

Inspirado nas antigas câmeras fotográficas, apresentações individuais e de curta duração prometem encantar o público

 

A Cia. Andante Produções Artísticas promove nos dias 25, 26 e 27 de agosto a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí.  Teatro lambe-lambe são apresentações de teatro de formas animadas com bonecos e cenário em miniatura dentro de uma caixa. As peças de curta duração são apresentadas para um espectador por vez e o formato lembra o das antigas câmeras fotográficas que eram montadas em praças brasileiras, principalmente nas décadas de 1940 a 1960. Cerca de 20 caixas de grupos do Brasil, Chile e Uruguai participam da mostra.  

As apresentações serão todas gratuitas e começam na quinta-feira (25) em frente à Biblioteca Central da Univali, das 17 às 19 horas. Na sexta-feira (26), os “caixeiros” vão mostrar sua arte na praça em frente à Igreja Matriz de Itajaí, das 16 às 18 horas.

Já no sábado (27) pela manhã, as apresentações acontecem no Calçadão da Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, das 10h às 12 horas. Em caso de chuva as apresentações da praça da Matriz e da Hercílio Luz serão transferidas para os corredores do Itajaí Shopping. As informações e fotos dos grupos participantes podem ser conferidas no blog do projeto: http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/ .

 Participam da mostra os grupos: Cia. Andante (Itajaí), Cia, Mútua (Itajaí), Pois é...Então ta! (Olinda - PE), Centro de Pesquisas Brasil (Florianópolis), Turma do Papum (Florianópolis), Com a Corda Toda (Rio do Sul), Teatro Lambe-Lambe - Um Espaço Para Olhar (Salvador - BA), Companhia Oani de Teatro (Valparaíso – Chile), Grupo Dedo de Porras (Uruguai) e Pequeninus (Joinville).

Já no sábado à tarde, a partir das 15 horas, o 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe encerra oficialmente a mostra, no SESC Itajaí.

O interessante deste formato é que os espetáculos exigem uma estrutura mínima, o que facilita o acesso do teatro ao público.  “Já os atores, os manipuladores dos bonecos, precisam se superar a cada apresentação e proporcionar ao seu único espectador um espetáculo apenas com os recursos disponíveis naquele pequeno universo”, conta Jô Fornari, produtora do evento e integrante da Cia Andante.

A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí faz parte de um projeto mais amplo, aprovado em 2011 pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí. Já foram realizadas atividades nos meses de maio e julho com as oficinas de Montagem de Teatro Lambe-lambe e Oficina de construção de caixas lambe-lambe. “Nossa intenção é incluir caixas montadas por alunos destas oficinas na mostra, fomentar esta linguagem na cidade e possibilitar a criação de novos caixeiros”, completa Jô.

Seminário vai discutir a linguagem lambe-lambe

Para encerrar a 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí, a Cia. Andante programou um seminário no SESC Itajaí, a partir das 15 horas de sábado (27). “Vamos aproveitar a presença de grandes nomes desta linguagem teatral para discutir especificidades técnicas e poéticas”, explica Jô Fornari. O seminário é direcionado aos profissionais do lambe-lambe, mas interessados em ingressar nesta arte também são convidados a participar.

O teatro lambe-lambe surgiu no Brasil a pouco mais de 20 anos e as criadoras desta linguagem, Ismine Lima e Denise Santos, além de Roberto Gorgati (professor da UDESC) , Willian Siewert, Marcelo F. de Souza e Marcelo Mello,   participarão do seminário.

A 1ª Mostra de Teatro Lambe-lambe de Itajaí tem o patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural, Lei Municipal de Incentivo à Cultura e APM Terminals. Apoio: Projeto Sala Verde, Rádio e TV Univali e SESC Itajaí.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

25/08/2011- QUINTA-FEIRA
Local: Univali
Horário: 17h às 19h
Ingresso: Gratuito

26/08/2011 - SEXTA-FEIRA
Local: Praça da Igreja Matriz – Centro/ Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 16h às 18h
Ingresso: Gratuito

27/08/2011 - SÁBADO
Local: Calçadão da Hercílio Luz – Centro/  Em caso de chuva será transferido para o Itajaí Shopping
Horário: 10h às 12h
Ingresso: Gratuito


15 horas: 1º Seminário Sobre Teatro Lambe-lambe

Local: SESC Itajaí 

 

 

Mais informações:

Jô Fornari: 47-9624-6790/ 3344-2664 - http://mostrateatrolambelambe.blogspot.com/


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS