quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/08/2011 | 14:27

Educação se reúne com agricultores que fornecem alimentos para a merenda escolar

Funcionários da Secretaria Municipal de Educação, responsáveis pela merenda escolar, fizeram uma visita na tarde desta quinta-feira (11) aos agricultores da Colônia japonesa, que fornecem produtos agrícolas para a merenda escolar. O momento foi oportuno para o esclarecimento de dúvidas e repasse de informações.

 

A Agricultura Familiar vem crescendo consideravelmente em muitos municípios. Conforme a Lei Nº 11.947, sancionada em 2009, 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda escolar deve ser comprada diretamente de agricultores familiares, por meio de chamada pública sem licitação, com o objetivo de estimular a economia local. Os recursos são repassados pelo FNDE através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que abrange todas as escolas públicas do país, da educação infantil ao ensino de jovens e adultos

 

Em Itajaí a lei não somente é cumprida como incentivada. “Esta união é importante pois gera um incentivo à produção agrícola local e consequentemente cria melhorias na qualidade de vida dos agricultores familiares”, comenta a Diretora do Departamento de Orientação e Assistência ao Educando, Dulce Maria Amaral Pereira.

 

Hoje o grupo de agricultores repassam às unidades do município uma grande variedade de produtos, entre eles, abóbora, acelga, aipim, alface, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, couve, pepino, repolho e temperos verdes.

 

Na última segunda-feira (8) o Prefeito foi homenageado na Assembléia Legislativa pelo cumprimento da Lei nº 11.947/09 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto da Escola. A aquisição dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar contribui para a melhoria da qualidade da alimentação de crianças e jovens catarinenses, preservando a qualidade da cultura alimentar e distribuição de renda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS