sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/08/2011 | 09:37

Nesta segunda tem Ditadura Militar e história de amizade no Festival de Teatro

O II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha começa a semana com programação intensa: pela manhã acontece o workshop com o grupo Bagaceira, à noite, na Mostra Nacional, às 19h, tem a história de dois amigos inseparáveis e a Mostra Local, às 21h, traz à tona fatos marcantes da Ditadura Militar no Brasil.

Vamos ao teatro?

Nesta segunda-feira, dia 15, às 10h, os atores do Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza – CE, ministram um workshop no Hall do Teatro Municipal. No encontro, o elenco do espetáculo Meire Love, que realiza sua apresentação no domingo (14), irá discutir com a comunidade o processo de montagem do espetáculo.

Mostra Nacional tem como cenário o Brasil de 1950 a 1983

Às 19h, a programação continua com três experientes teatreiros que integram o Grupo À Meia-Noite Um Solo de Sax na Minha Cabeça, de São Paulo – SP. A direção e o texto é de Mário Bortolotto, que escreve para teatro desde 1981. Um dos atores Henrique Stroetertrabalha em espetáculos profissionais desde 1982 e o ator Fábio Espósito é o palhaço brasileiro das apresentações LOVE e Quidam do Cirque Du Soleil.

Henrique e Fábio encenam uma montagem que tem como tema central a amizade entre Billy e Jesse, que começa no berçário, em 1950, até a virada do ano de 1983 para 1984. Os amigos vivem diversos momentos pessoais, políticos e sociais no espetáculo “À Meia-Noite Um Solo de Sax na Minha Cabeça”. De acordo com os atores, o foco é contar esse tempo, abordando a música, fatos jornalísticos, moda, pensamento político-social e, claro, o afeto e a lealdade entre esses dois amigos inseparáveis.

O grupo irá ministrar seu workshop na terça-feira (16), às 10h, no Hall do Teatro Municipal. Toda a comunidade está convidada a participar. A entrada é gratuita.

Ficha técnica:

Texto:Mário Bortolotto
Direção: Mário Bortolotto
Elenco: Henrique Stroeter e Fábio Espósito
Desenho de luz e sonoplastia: Mário Bortolotto
Figurinos: Henry Solomovici
Projeções: Ronaldo Cahin
Operação técnica: Rodrigo Bella Donna e Reynaldo Thomaz
Duração: 55m
Classificação etária: 14 anos

Mostra Local encena Ditadura Militar

Os Alunos do Exercício Cênico Anchieta (AECA) de Itajaí apresentam, às 21h, uma montagem que mistura drama e comédia. O espetáculo faz a plateia refletir sobre um passado recente, quando muitos brasileiros sofreram as ações da ditadura do governo militar.

Os personagens Pedro, Gabriela, Ana, Caco, Paulo e Ruth começam a contar a história quando crianças, no final de março de 1964, com o Golpe Militar. Nos anos 70 são adolescestes, e vivem as emoções do tri campeonato Mundial de Futebol, e as aventuras de jovens que vivem num país onde o milagre econômico é vivido pelo povo brasileiro. Anos 80... Eles são adultos, profissionais, alguns casados. Os exilados estão voltando.

O Grupo

O AECA é uma escola de teatro comandada pelo ator e diretor Valentim Schmoeler, onde remanescentes do Curso Básico de Teatro (ministrado em Itajaí desde fevereiro de 1986), dão continuidade ao aprendizado das artes cênicas. A escola teve seu início em agosto de 1995, para comemorar os 10 anos do Anchieta Arte Cênica. Ao todo, a escola já montou em torno de vinte espetáculos com algumas remontagens ao longo de sua história.

Ficha Técnica:

Texto:Júlio César Conte
Direção:Ana Claudia Wessler e Valentim Schmoeler
Elenco: Adriano Magalhães Machado, Agnaldo Wessler, Ana Cláudia Pereira Wessler, Andressa de Assis Lebrão Romanholi, Camille Aline Vieira, Carlos Roberto Farias Júnior, Cristian Cardoso Ribeiro, Cristiana Bertolette Braga, Diego Miranda Silva, Eduardo Pereira Lira, Felipe Luciano Laurêncio de Souza, Flávia Cittadin Marcos, Guilherme Rebelo, Jackson de Brito Luiz, Laura Osório Laidens, Marcel Yago Bolda Langaro, Maria Tereza Zimmermann, Mariana de Souza Feitosa, Mauro Sérgio Santos Filho, Mayara Kellermann de Azambuja, Mônica Torinelli Nunes, Nathara Heloise Vieira, Patrick Cancelier, Pietra Paola Garcia, Sandro Candido Ribeiro, Tais Cittadin Guerreiro, Tatiane Jacobs, Victor Zaguini e Vinícius Bellé
Sonoplastia: Sandro Luiz Barth
Luz : Rafael Reis
Figurino: Camille Vieira e Nathara Vieira
Coreografia: Victor Zaguini
Cenário: Agnaldo Wessler
Duração: 120min
Classificação etária: 12 anos

Ingressos

Os ingressos para os espetáculos estão sendo vendidos à R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (estudantes e idosos), na bilheteria do Teatro (Rua Gregório Chaves, nº 110, Bairro Fazenda), das 13h às 19h.

A cobertura do evento, programação, currículo dos críticos, curadores, ficha técnica e outras informações pertinentes ao II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, podem ser conferidas no blog: festivaltonicunha.blogspot.com.

 

Mais informações
Diretora do Teatro Municipal de Itajaí
Denise da Luz - (47) 9174-9675 ou (47) 3349-6447


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS