quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/08/2011 | 09:41

Itajaí conquista 1º lugar no Festival de Bocha Paraolímpica de Pomerode

No último fim de semana, a equipe da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí conquistou o 1º lugar em equipe do Festival de Bocha Paraolímpica de Pomerode. A competição contou com a participação de 30 paratletas. Itajaí foi representada por oito atletas.

 

Na classe BC1 Hemerson Filipe Pereira conquistou o 2º lugar e Silvino Allan Vargas o 3º lugar. Na classe BC2 Nivaldo Jorge da Silva ficou em 2º lugar e Gilson Serpa em 4º lugar. Na classe BC3 Fernando Bittencourt Wolfram conquistou 1º lugar; Bruna Fabiane dos Santos o 5º lugar e Eliza Greice Alves o 7º lugar. “A bocha paraolímpica de Itajaí é Bicampeã do Parajasc e mostrou mais uma vez seu potencial nesta competição” comemora a técnica Aline barros.

 

Na bocha paraolímpica existem as classes: BC1, BC2, BC3, BC4. A categoria BC1 é composta por pessoas com tetraplegia severa, na qual há pouca amplitude de movimentos ou força funcional em todos os movimentos nas extremidades e no tronco. São atletas que dependem da cadeira de rodas e precisam de um ajudante durante o jogo, assim como de assistência tanto para a remoção da cadeira de rodas quanto para pegar a bola.

 

Na classe BC2 jogam pessoas com tetraplegia de severa à moderada, com os mesmos itens relacionados na classe BC1. A única diferença é que não precisam de ajuda de terceiros. Os atletas da BC3 têm maiores comprometimento motor e utilizam calha e um calheiro para realizar o jogo como suporte para remessar a bola. Na BC4 aos jogadores possuem diplegia de moderada à severa com controle mínimo nas extremidades das mãos, e ainda, com limitações de tronco e pouca força funcional nos quatro membros. Eles não recebem ajuda.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS