sábado, 20 de abril de 2024
Geral
02/08/2011 | 14:25

12 ou 21? Reunião da ACII discute número de cadeiras no legislativo para as próximas eleições

Na noite desta segunda-feira (01) empresários e lideranças políticas se reuniram no auditório da sede da Associação Empresarial de Itajaí para debater o retorno ou não de 21 Vereadores em Itajaí.

Os Vereadores Nikolas Reis, Renato Ribas e Susi Bellini explanaram dados aos empresários, demonstrando porque a maioria dos parlamentares defende que a cidade deve voltar a ter 21 vagas no legislativo. 

Durante a apresentação dos parlamentares foi destacado que no período de 1991 a 2004 Itajaí contou com 21 Vereadores na Casa Legislativa, sendo que antes 19 parlamentares ocupavam as vagas. Em 2004 e 2008 o município teve 12 cadeiras por determinação do Ministério Público. “A Câmara era muito dinâmica com 21 Vereadores”, disse Renato Ribas que é Vereador há quatro legislaturas.

Os parlamentares destacaram que na região as Câmaras estão recuperando o número de Vereadores. Camboriú por exemplo já aprovou o aumento em maio. “Os partidos políticos estão comprometidos com que seus futuros parlamentares executem um orçamento para a próxima legislatura, nunca superior ao percentual que se apresentará ao final de 2011”, disse Níkolas.

“Itajaí já teve por muitos anos 21 Vereadores, então o que estamos debatendo no momento não é o aumento, e sim o retorno destas vagas” enfatizou Susi. A parlamentar ainda defendeu que as entidades e os vereadores poderiam estar focados no momento em resolver os problemas do Hospital Marieta Konder Bornhausen, que está inclusive com falta de macas para atender os pacientes. “Estive no dia 19 no Pronto Socorro e lá encontrei 45 pacientes no corredor, aguardando um leito. O dinheiro investido nesta Campanha poderia ter sido destinado ao hospital”, avaliou Susi.

Diversos empresários se manifestaram destacando pontos positivos e negativos quanto o retorno das 21 vagas. “Nossa representatividade precisa ser repensada. As fotos do hospital apresentadas pela Vereadora Susi são chocantes. Talvez devêssemos concentrar nossos esforços em questões que possam contribuir mais com a comunidade”, disse o Reitor da Univali Mário Cesar dos Santos.

Maria Isabel Pinheiro Sandri, Presidente da ACII destacou que as entidades já lideraram várias campanhas em prol da cidade, como a do retorno da emissão de passaportes para Itajaí. “Penso que devemos discutir esta questão do número de vagas na Câmara em uma audiência ou talvez até num plebiscito”, disse a Presidente.

Alguns participantes sugeriram que a Câmara não chegue ao número de 21 Vereadores e que trabalhe a possibilidade de aumentar para 16, já que a produtividade dos Vereadores só cresceu nos últimos anos. Níkolas salientou que hoje a Câmara produz mais do que em outras legislaturas devido a mudança do Regimento Interno, que permitiu que mais proposições pudessem ser aprovadas nas sessões.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS