quinta, 28 de março de 2024
29/07/2011 | 09:24

Tradição no tabuleiro

Clube de xadrez de Itajaí oferece aulas gratuitas à comunidade

 

Muitos o consideram apenas um jogo, outros o enquadram como esporte e chega a ter quem o veja como uma verdadeira arte. O xadrez teve sua forma atual vinda da Europa do século XV, durante o Renascimento, porém suas origens mais primárias vieram da Pérsia e da Índia. Mas, o que muitos não sabem é que o esporte é uma tradição também em Itajaí. Desde 1973, o clube de xadrez do município divulga e promove a prática da atividade.

O clube é formado por atletas, membros e associados, de oito a 60 anos. Qualquer pessoa de Itajaí ou região pode ser um membro do grupo. Mesmo aqueles que nunca jogaram e não tem nenhuma experiência com o esporte podem participar e aprender com os professores, sem nenhum custo. Para os que já praticam o esporte e querem desenvolver suas técnicas, o clube também oferece aulas avançadas.

Durante seus 38 anos, o clube passou por várias modificações e endereços até sua atual sede na rua 7 de Setembro, no centro de Itajaí, onde está há menos de um ano. O Presidente do Clube de Xadrez, João Alberto, relata que uma das conquistas alcançadas pelo grupo é o fato de, atualmente, o local funcionar de segunda à sexta-feira, aberto à comunidade em geral. Alberto explica que qualquer pessoa pode participar do clube, sendo associado ou não. "Qualquer pessoa pode vir e jogar, aprender ou desenvolver seus conhecimentos, torna-se associado apenas quem quer também contribuir financeiramente com a manutenção do clube".

João Alberto preside o clube desde 2009, mas já era membro há muitos anos. Jogador de xadrez desde criança, já participou de diversos torneios e passou de membro a monitor, professor e hoje presidente do clube. Os atletas do local participam constantemente de campeonatos e torneios. Atualmente, o grupo está montando uma equipe de paraatletas e possui um professor deficiente visual. O professor de xadrez, Álvaro da Silva, atende diariamente os participantes do clube. A conquista de ter um professor disponível todos os dias úteis da semana foi conquistada através do projeto "Xadrez ao alcance de todos", uma parceria do Clube de Xadrez de Itajaí com a Secretaria da Educação e Fundação de Esportes. "Hoje nós trabalhamos para poder manter o clube aberto durante a semana e atender todos aqueles que desejam aprender a arte do xadrez que auxilia no desenvolvimento do raciocínio rápido e lógico", destaca o professor.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS