quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/07/2011 | 16:37

Encontro reuniu prefeitos da ABMP com o ministro de Portos

O prefeito Jandir Bellini e o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, juntamente com os prefeitos de Paranaguá, Santos, Belém e representantes de outros municípios que compõem a Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), participaram de encontro com o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Leônidas Cristino, na quarta-feira, 20.

Segundo a SEP, os prefeitos e membros da ABMP apresentaram a instituição ao ministro, entregaram documento com reivindicações ao governo federal – que está implantando um novo sistema portuário no Brasil – e reiteraram o apoio dos municípios portuários a Secretaria.

Ayres complementa que entre as solicitações apresentadas ao ministro dos Portos está a integração entre os planos de zoneamento portuário com os planos diretores das cidades, o uso do Fundo da Marinha Mercante para o custeio de cursos de capacitação para os trabalhadores portuários avulsos (TPAs), a criação de um fundo especial para as cidades portuárias com recursos do Imposto de Importações, o fortalecimento do sistema de portos públicos com gestão da iniciativa privada.

“Também foi pedido ao ministro para que a SEP tenha gestão também sobre todo o sistema hidroviário e não somente aos portos marítimos, como ocorre atualmente”, complementa o superintendente. Durante o encontro com o ministro dos Portos também foi discutida a realização do Congresso dos Municípios Portuários, agendado para setembro, em Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS