terça, 16 de abril de 2024
Geral
20/07/2011 | 17:55

História dos negros do sul será contada no carnaval baiano de 2012

Os pesquisadores do grupo baiano Ilê Aiyê Raimundo dos Santos e Arany Santana estiveram na tarde desta quarta-feira (20) em Itajaí onde buscaram informações sobre a história dos negros no sul do país. A reunião, organizada pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas, ocorreu no Auditório da Secretaria de Comunicação, na Prefeitura de Itajaí e reuniu representantes de movimentos negros de Itajaí.

 

Os pesquisadores pretendem demonstrar no bloco de carnaval denominado “Negros do Sul – lá também tem”, o trabalho e a história dos negros que será contada através do enredo, do figurino, materiais pedagógicos, literatura e de músicas gravadas ao longo do tempo. Tudo isto para quebrar o paradigma de que no sul do país a raça negra não existe em grande quantidade. O grupo de pesquisadores já existe há 37 anos.

 

Para esta pesquisa o produtor musical Otávio Pereira percorreu cinco regiões do estado conhecendo os trabalhos feitos por estas pessoas, juntamente com a estilista do grupo Beti Lima. A estilista junto com o designer Raimundo dos Santos conhecido como Mundão, fazem dos tecidos das roupas uma forma de expressão para contar as histórias.

 

 “Acho importante esta idéia, pois desta maneira podemos fazer o intercâmbio cultural. Além de ser um momento de reencontro e aproximação dos negros do nordeste com os do sul”, explica a pesquisadora e diretora cultural do grupo Arany Santana.

 

Mais informações:Graziela Gonçalves – Assessora para Assuntos Temáticos, 3341-6052


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS