sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/07/2011 | 09:03

Balneário Camboriú está pronta para receber atletas de 22 países para o Mundial Master de MTB

As provas de mountain bike, nas modalidades cross country olímpico e downhill, serão realizadas pelo segundo ano consecutivo no Parque Unipraias vão definir os campeões mundiais nas categorias Máster, com idades acima dos 30 anos. As disputas serão em sete categorias para ciclistas a partir dos 30 anos, divididas em faixas etárias 30/34 anos, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59 e acima dos 60 anos.

O evento  conta com  349 atletas  de 22 países. Além do Brasil,  competidores da  Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Itália, Irlanda, México, Paraguai, Portugal, Peru, Noruega, Suécia, Suíça e Venezuela.

PISTA REMODELADA

Srgundo o presidente da FCC, João Carlos de Andrade o circuito de cross crountry foi remodelado e está menos radical que no ano passado. "Alteramos um pouco o trajeto e eliminamos alguns pontos críticos. A pista ficou menos radical, mas é desafiadora como deve ser uma pista digna de receber um Campeonato Mundial", completa.

No último domingo, dia 3 de julho, ambas as pistas do Parque Unipraias receberam a Copa Santa Catarina de Mountain Bike, que reuniu 142 atletas de downhill e cross country e serviu como um teste dos circuitos.

A pista de cross country tem um desnível de 159 metros e 4.300 metros de extensão, e oferece muitos trechos de trilha em single track, e alguns trechos de asfalto. Já a pista de Downhill tem início na cota de 252 metros sobre o nível do mar e oferece 1.230 metros de muitos obstáculos com uma inclinação que chega a -30%.

Para a largada da prova de Downhill, o acesso ao mirante é feito pelo teleférico inaugurado em 1999 com 47 bondinhos que interligam três estações.

Além do Mundial Master, o Parque Unipraias já recebeu uma edição da Copa do Mundo de Mountain Bike na modalidade cross country olímpico (XCO) e duas de downhill (DHO). Em 2006, o mesmo lugar foi sede do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike.

O SUCESSO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Essa é a segunda vez que Balneário Camboriú recebe o evento. No ano passado, o Brasil conquistou um total de 10 medalhas e contou com 500 inscritos de 28 países. O Brasil garantiu duas medalhas de ouro no Downhill com a paulista Patrícia Loureiro (categoria 30-39 anos) e com o carioca Robert Sgarbi na categoria 30-34 anos.

“Tivemos 100% de aprovação de todos os medalhistas e também do pessoal da UCI. Todo mundo gostou das pistas e de nossa organização. Temos o know-how de organizar grandes eventos, pois já recebemos duas etapas da Copa do Mundo e um Pan-Americano no Parque Unipraias. O sucesso do Mundial é resultado da semente que plantamos quase dez anos atrás, quando o Brasil ainda nem sonhava em receber um evento desse porte”, comentou João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo.

Todas as provas terão transmissão ao vivo com três câmeras de todas as provas pelo site da Federação Catarinense de Ciclismo

www.ciclismosc.com.br/mundial

DESTAQUES

No ano passado, o Brasil participou com quase 200 atletas e a Argentina foi o país estrangeiro com maior número de inscritos, com 93 ciclistas. O Chile veio em segundo com 48 inscritos e Colômbia e a Venezuela compareceram com 13 atletas cada. A Itália e França, grandes forças do mountain bike mundial, estiveram presente com 14 e 10 competidores respectivamente.

Já estão confirmadas as presenças de importantes nomes do Cross Country mundial. É o caso dos italianos Massimo Folcarelli (categoria 35-39) e de Mirco Balducci (30-34 anos), e do francês Jean Malot (50-54) que conquistaram o ouro no ano passado no Brasil.

Na modalidade Downhill, já estão inscritos o chileno Sebastian Vasquez (categoria 35-39 anos), o suíço Benoit Fellay (50-54) e do carioca Robert Sgarbi, campeões em suas respectivas categoria no ano passado.

MEDALHAS DO BRASIL EM 2010

CROSS COUNTRY

Adriana Nascimento (Prata) – 30-34

Marconi S. Ribeiro (Prata) – 30-34

Abraão Azevedo (Prata) – 40-44

Márcio Ravelli (Bronze) – 35-39

Raquel Contijo (Bronze) – 40-44

DOWNHILL

Patrícia Loureiro (Ouro) – 30-39

Robert Sgarbi (Ouro) – 30-34

Gilmara Leiner (Prata) – 40-44

Rogério Roberto (Bronze) – 30-34

Francisco Innamorato (Prata) – 45-49

Mais informações nos sites:

www.ciclismosc.com.br/worldchampionships/2011/pt

www.balneariocamboriu.sc.gov.br

www.unipraias.com.br

 

O Campeonato Mundial Master de Mountain Bike é uma realização da Associação Ibiramense de Ciclismo e Federação Catarinense de Ciclismo, com o patrocínio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina, FESPORTE, Fundação de Esporte de Balneário Camboriú, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e apoios da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Defesa Civil, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional-Itajaí, Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, Guarda Municipal, FUNTRAM, Conventio Bureau de Balneário Camboriu, Red Dragon, Restaurante Djó Djó, Biscoitos Parati, Restauranta Pasta e Grill, Píer Sushi, Curtlo, NET 6, Rádio Menina, Marias Rodízio de Pizza, BoxCar, Don Cordoni, Acatur, DH Brasil e Associação de Ciclistas de Balneário Camboriú e Camboriú.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS