quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/07/2011 | 18:15

Amanhã tem Desfile Rural na Rua Hercílio Luz

Carros de boi, carroças, tobatas, charretes e tratores são alguns dos itens que contam a história do meio rural itajaiense e que vão tomar a principal Rua do Centro da cidade amanhã, sábado (16), a partir das 10 horas, quando a Hercílio Luz sedia a segunda edição do Desfile Rural, evento que abre as atividades da 29ª Festa Nacional do Colono. Organizado pela Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural em conjunto com as lideranças das 18 comunidades rurais itajaienses, o evento tem a intenção de mostrar a grandiosidade e a importância do homem do campo à população urbana. 

 

Para dar à Rua Hercílio Luz o clima da Festa do Colono, flâmulas anunciando o evento e também com os nomes das 18 comunidades rurais itajaienses foram instaladas por toda a extensão da via. Há, ainda uma colheitadeira de arroz posicionada na Praça Irineu Bornhausen, em frente à IgrejaMatrizdo Santíssimo Sacramento.

 

E como forma de ampliar a divulgação e mobilizar os comerciantes e funcionários das lojas instaladas ao longo da Rua Hercílio Luz, neste ano a organização da Festa do Colono buscou o apoio e a parceria de entidades representativas como a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação dos Comerciantes da Rua Hercílio Luz.

 

De acordo com o presidente da Associação dos Comerciantes da Rua Hercílio Luz, Bonaldo de Oliveira, a entidade encaminhou a seus associados kits promocionais da 29ª Festa Nacional do Colono contendo cartaz, adesivo e programação e por meio de ofício, solicitou o engajamento dos comerciantes na divulgação do evento junto a seus funcionários, colaboradores e clientela. “Cerca de 90% dos comerciantes da Hercílio Luz aderiram ao pedido e por isso, a nossa expectativa é de que este desfile de amanhã seja ótimo”, ressalta Bonaldo de Oliveira.

 

O secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Carlos Alberto Rebelo, revela que, assim como no ano passado, quando foi uma novidade, o Desfile Rural mobilizou as 18 comunidades rurais do município, que estão orgulhosas em poder mostrar à população urbana o seu trabalho, fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. “Os agricultores são os responsáveis pelo nosso alimento de todos os dias e merecem toda a nossa consideração e respeito”, enfatiza.

 

Como vai ser

 

O Desfile Rural deve ser aberto pela Banda Marejada. Logo após, segue o grupo das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Itajaí. Na sequência, virão os imigrantes, que vão simbolizar a colonização do meio rural, representados por crianças da Escola Básica Francisco Celso Mafra, da Itaipava. Eles vão estar trajados com roupas típicas alemãs, italianas, portuguesas e japonesas, representando as famílias que colonizaram o meio rural de Itajaí.

 

Na ala seguinte, o Desfile Rural anuncia a 29ª Festa Nacional do Colono, com as presenças da Rainha Sandi Stephani Marques (representante da comunidade de São Roque), 1ª Princesa Stefani Gervasio (Arraial dos Cunhas) e 2ª Princesa Lucimara Aline Müller (Campeche). As atrações culturais da festa vão estar representadas por grupos de Dança Tradicionalista e de Boi-de-mamão.

 

A partir daí, no grupo ‘História da Agricultura’, vão ser apresentados dois carros de boi, uma tobata ano 1969, duas carroças antigas, um carro de mola, uma ‘aranha’ (implemento agrícola), duas trilhadeiras  e um trator antigo, além de um carro alegórico que vai representar as Escolas Isoladas do meio rural. Este carro está sendo confeccionado pela equipe da Escola Martinho Gervasi, da comunidade de Brilhante II.

 

A sexta ala do Desfile Rural é denominada de grupo “Comunidades Rurais”. Nela vão estar 18 representantes com faixas de identificação das comunidades rurais itajaienses; passistas caracterizados como colonos, tobatas, carros alegóricos, carroças, entre outros.

 

Na última parte do Desfile, vão tomar a Rua Hercílio Luz os veículos da frota rural atual do município, com agricultores conduzindo os seus tratores utilizados no trabalho diário na lida do campo. E uma colheitadeira de arroz fecha o 2º Desfile Rural de Itajaí.

 

“Temos muito orgulho em sermos agricultores e no desfile vamos mostrar isso a todos os que forem nos prestigiar. É muito importante que o público da cidade nos conheça”, resume a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Artesanais de Itajaí (Aprai) e líder rural, Rute Gardini.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS