quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/06/2011 | 09:04

Porto realiza simulado ambiental

A Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí realizou na manhã desta quarta-feira, 29, um simulado de controle e atendimento de emergências no transporte e armazenamento de produtos químicos e vazamento de óleo na área portuária. O exercício atende o que está previsto no Plano de Emergência individual (PEI) do Porto de Itajaí, e foi realizado em parceria com a Ecosorb Tecnologia Ambiental, APM Terminals, Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e Corpo de Bombeiros.

O objetivo é manter as equipes preparadas e integradas para atender eventuais situações emergenciais de vazamentos de óleo e produtos perigosos operados na área primaria do Porto de Itajaí, que possam afetar a integridade física das pessoas, danificar o patrimônio da empresa e/ou de terceiros, ou gerar impactos ao meio ambiente. A base de emergência fica disponível 24 horas por dia para operar em ocorrências dessa natureza.

O primeiro cenário simulou o vazamento de um produto químico. Durante a movimentação de um contêiner, uma embalagem com grande quantidade de Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada) sofreu uma avaria e houve vazamento do produto. Foi simulada a intoxicação de três trabalhadores que teriam inalado o produto. Foi acionada a base de emergência da Ecosorb, que isolou a área, descontaminou e socorreu as “vítimas”. A ambulância do Porto e duas outras do Corpo de Bombeiros fizeram o transporte dos atingidos. Após o socorro, foi feito o encapsulamento da embalagem e os procedimentos necessários para garantir a segurança no local. “O primeiro passo é socorrer as vítimas, depois é feita a contenção do produto. As pessoas vêm sempre em primeiro lugar”, declara o gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Marcello Decicco. 

O segundo cenário simulado envolveu um vazamento de óleo hidráulico de uma máquina empilhadeira, que contaminou o piso do pátio e atingiu o Rio Itajaí – Açu. Um trabalhador que fazia a manutenção percebeu o vazamento e comunicou o coordenador do PEI, que acionou novamente a base de emergência. Para a contenção da mancha de aproximadamente 100 metros cúbicos de óleo, foi necessária a instalação de barreiras de contenção e utilização do equipamento denominado recolhedor de óleo Skimmer. O simulado envolve cerca de 30 pessoas e é feito duas vezes por ano, conforme exigência da FATMA. Exercícios como esse contribuem para que ações rápidas sejam tomadas, minimizando o tempo de resposta e otimizando resultados em casos de acidentes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS