sexta, 29 de março de 2024
Política
14/06/2011 | 10:43

Deputado Volnei Morastoni defende o SUS no 35º Congresso da UCE

O Deputado Volnei Morastoni (PT) participou, no último sábado (11), em Jaraguá do Sul, do 35º Congresso da UCE, União Catarinense dos Estudantes. O parlamentar apresentou o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc) e, também, a importância que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem para o povo brasileiro. “O SUS é o maior plano de Saúde Pública dos países capitalistas e é uma conquista do povo brasileiro”, afirmou.

“O SUS e a realidade Catarinense” foi um dos temas abordados no Ciclo de Debates, da UCE. O Deputado apresentou aos estudantes, o diagnóstico já realizado no primeiro ciclo de audiências públicas. Nas oito já realizadas, o diagnóstico prévio é que os problemas da Saúde no Estado são decorrentes de muito tempo. Excesso de demanda nos grandes hospitais, déficit de recursos humanos, jornadas de trabalho exaustivas, falta de um plano de carreira que valorize o trabalhador, além da carência de leitos e equipamentos estão entre os problemas mais agravantes.

O destaque no debate foi para a importância de humanizar o setor. Para Volnei, “é preciso humanizar a relação com os pacientes”. Como exemplo, Morastoni citou sua luta que resultou no direito da mãe acompanhar seu filho hospitalizado. Outro projeto foi o que garantiu o direito de um acompanhante durante os momentos que antecedem o parto, durante o nascimento do bebê e no pós-parto imediato.

No encontro, o Deputado fez várias referências a sua militância na política e na medicina e defendeu a tese de que os princípios para uma verdadeira reforma de Estado estão preconizados no SUS: universalidade, equidade e ampla participação popular através dos conselhos municipais, estaduais e nacional. “Foi a sociedade organizada no 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que construiu as diretrizes que se tornariam as bases da Constituinte”, reforçou.

Além da defesa feita ao SUS, o Volnei Morastoni citou os quatro pilares da Saúde, que são: educação e promoção da saúde; prevenção; tratamento; reabilitação. “Normalmente trabalha-se em cima do tratamento e da reabilitação, mas é preciso voltar para os dois primeiros pilares”, explicou. Morastoni fez referência ao embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Juan Núñez Mosquera, que esteve na Alesc, no dia 17, quando apresentou o grande trabalho desenvolvido, em seu país, na educação e promoção da saúde. “Cuba é um exemplo na Saúde”, comentou o parlamentar.

Após apresentação e debate com os estudantes, foram retiradas proposições e lavadas para a plenária final, que aconteceu ontem (12). No debate sobre o SUS foram formuladas as propostas: “defesa da saúde pública e regulamentação da emenda 29; moção de apoio à luta das 30h para o profissional de Enfermagem; contra o projeto de lei do ato médico da forma que foi proposto; abertura de cursos da área da saúde na Universidade Federal Fronteira Sul; contra a Medida Provisória 520; contra iniciativa do Governador Raimundo Colombo de passar a administração dos hospitais para as Organizações Sociais (OS).”


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS