sábado, 20 de abril de 2024
Geral
07/06/2011 | 15:23

11 mil estudantes receberão cartilhas do meio ambiente a partir de quarta-feira

 

Tendo em vista a responsabilidade social e o interesse em disseminar as questões relacionadas à preservação do meio ambiente, a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes entrega a partir desta quarta-feira, 8, cartilhas educativas para estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas municipais e estaduais de Navegantes. Os alunos receberão gibis com informações e orientações sobre preservação da água, energia elétrica, reciclagem, entre outros. O material traz personagens divertidos que falarão sobre as questões ambientais e é dividido em duas versões, uma para o ensino médio e outra para o ensino fundamental, com atividades especiais e desenhos para colorir.

Na quarta-feira as cartilhas serão entregues nas escolas municipais dos Bairros: Gravatá, Meia Praia, São Pedro e em todas as escolas estaduais. Na quinta-feira, 9, será a vez das instituições de ensino do Centro, São Domingos, Porto das Balsas, Areias Brancas, Nossa Senhora das Graças, Machados e São Paulo. Na sexta-feira, 10, os alunos das escolas dos Bairros: Cidade da Criança, Pedreiras, Hugo de Almeida, Volta Grande, Porto Escalvado, Escalvados, Escalvadinho e Escalvândia receberão os gibis.

A ação é integrada com as demais empresas do Grupo Triunfo Participações e Investimentos (TPI) e, no total, atingirá 42,5 mil estudantes. Em Navegantes, 11 mil alunos receberão a cartilha, que será distribuída nas escolas até sexta-feira, 10.

 

Semana do meio ambiente

O dia mundial do meio ambiente foi comemorado no dia 5 de junho e, todos os anos, a Portonave dedica uma semana do mês à educação ambiental da comunidade navegantina e dos colaboradores do Terminal. Este ano a semana do meio ambiente começou na segunda-feira, 6, e será comemorada até sexta-feira, 10.

Atitudes voltadas para a preservação ambiental ajudam a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas. E, cada vez mais, o meio ambiente é tema de discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais (ONG’s) e comunidades locais.

Os colaboradores do Terminal participam de um concurso cultural que selecionará a melhor frase sobre a importância da reciclagem para o planeta e do ecoponto para Navegantes. Os três primeiros lugares ganharão uma bicicleta e o resultado será divulgado no dia 17 de junho.

O ecoponto é um local de coleta de material reciclável, que foi doado pela Portonave e instalado no pátio da prefeitura de Navegantes, em fevereiro deste ano. Com seis divisórias, pode-se depositar no coletor papel e papelão, vidro, metal, plástico, pilhas e baterias e óleo de cozinha.

 

O lixo reciclável deve estar sempre limpo e seco, a separação pode ser feita em casa e depois o lixo deve ser levado até o ecoponto, dando um descarte ecológicamente correto aos materiais.

 

 

Responsabilidade ambiental

Desde o início das operações, em outubro de 2007, a Portonave conquistou importantes certificações e prêmios relacionados à preservação do meio ambiente.

O Terminal foi premiado com o troféu Onda Verde pelo case “Portonave: Compromisso com o Meio Ambiente”, na categoria Gestão Ambiental, em agosto de 2010. Este reconhecimento parte da editora Expressão, por meio do prêmio Expressão de Ecologia, concedido a empresas e iniciativas que se destacam na área ambiental.

A certificação da ISO 14001 foi conquistada em junho de 2010. A norma estabelece os requisitos para a operação de um Sistema de Gestão Ambiental, por meio de controle do uso e disposição de recursos.

Em julho de 2009, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), concedeu ao Terminal o prêmio Fritz Müller, que reconhece os principais projetos e trabalhos na área ambiental no Estado. A Portonave recebeu o prêmio na categoria Gestão Ambiental, como reconhecimento ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Já a categoria Água ficou com a Iceport – Terminal Frigorífico de Navegantes S/A, comprovando o trabalho na preservação da água e dos mananciais, através de um sistema que coleta até 265 mil litros de água da chuva e do degelo da câmara fria diariamente.

Durante todo o período de construção do Terminal, a qualidade da água do Rio Itajaí-Açu foi permanentemente acompanhada e, por não ter sofrido nenhum tipo de alteração, a Portonave recebeu, em setembro de 2007, o prêmio Fritz Müller, na categoria Conservação de Insumos de Produção – Água.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS