quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/06/2011 | 10:00

Turismo avalia participação e novos negócios no Seatrade South America

Após a participação da Secretaria Municipal de Turismo e do Porto de Itajaí, no Seatrade South America Cruise Convention, durante esta semana, em São Paulo/SP, a secretária de turismo de Itajaí, Valdete Orci de Campos avalia os contatos feitos durante o evento, que reuniu autoridades governamentais, administradores portuários, altos executivos de empresas de cruzeiros, agentes de turismo e outros profissionais relacionados ao mercado de cruzeiros de toda a América do Sul. O Porto de Itajaí foi representado pelo seu diretor comercial, Robert Grantham.

 
Para Valdete, o principal trabalho iniciado no Seatrade foi a construção de políticas comerciais entre Itajaí e outros portos catarinenses, afim de fortalecer o turismo de cruzeiros no Estado. “Fizemos contato com o senhor Colbert Martins, Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. E desta conversa, surgiram atividades para fomentar o turismo de cruzeiros em Itajaí. Nós e as outras cidades do GT Náutico – São Francisco do Sul, Porto Belo e Imbituba – temos um trabalho conjunto para fortalecer este setor e criar maneiras de alinhas as tarifas portuárias das cidades que recebem cruzeiros marítimos, no Estado”, afirma Valdete.

 

De acordo com a secretária, um problema apontado no Seatrade, principalmente por empresas de fora do país, é a fraca estrutura portuária brasileira. “O que não foi identificado nos portos catarinenses, Itajaí em especial, que recebeu elogios do presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, senhor Ricardo Amaral”. Durante o evento, Amaral comentou a forte movimentação de Santa Catarina na questão do fortalecimento e profissionalização dos serviços neste setor, e ainda afirmou que pretende visitar Itajaí em breve, para conhecer a estrutura da cidade. “O resultado do nosso trabalho está nos números: as vendas de cabines para embarque na cidade, nos cruzeiros que passam por Itajaí, já está 35% maior do que as vendas em Santos/SP”. Na temporada de 2012, Itajaí já se firmou como o terceiro porto em número de embarques, no Brasil. Serão cerca de 11.500 pessoas embarcando na cidade, apenas atrás de Rio de Janeiro/RJ e Santos/SP.


Mais navios para Itajaí


A equipe da Secretaria Municipal de Turismo ainda esteve em São Francisco do Sul, junto às equipes das outras cidades do GT Náutico catarinense, com o vice-presidente de relações governamentais da empresa Royal Caribbean, Michael Ronan. Durante um vôo de helicóptero, o empresário conheceu as cidades da região e recebeu informações técnicas sobre as estruturas portuárias e de recebimento de turistas das cidades. “O intuito do passeio foi mostrar nossa estrutura e atrair mais cruzeiros marítimos para Itajaí”, finaliza Valdete.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS